NOVOSIBIRSK, Rússia (Reuters) - Uma enorme sombra tomou conta da Rússia nesta sexta-feira, levando milhares de russos e turistas à Sibéria para assistir ao eclipse total do sol, um fenômeno raro. O eclipse -- quando a lua passe entre o sol e a Terra -- começou no Canadá, passou pela Groenlândia e chegou à Sibéria pouco depois das 7h (horário de Brasília). O fenômeno deve terminar na China, onde a população acredita que a escuridão traz mau agouro para os Jogos Olímpicos, que começam na semana que vem.
Atlas (em grego, Ατλασ) - também chamado Atlante - foi um dos titãs gregos,o primeiro rei da mítica Atlântida. Atlas, com outros titãs, forças do caos e da desordem, pretenderam alcançar o poder supremo, pelo que atacaram o Olimpo e combateram ferozmente Zeus e aliados. Zeus, triunfante, castigou seus inimigos - escravos da matéria e dos sentidos, inimigos da espiritualização harmonizadora - lançando-os no Tártaro, a região mais profunda do Hades, para que de lá nunca fugissem. Reservou para Atlas, porém, uma pena especial: pô-lo a sustentar, nos ombros e para sempre, o céu.
Atlas - nome presente na geografia e medicina
Por ser o senhor das águas distantes, o Oceano além do Mediterrâneo homenageia o titã: Atlântico. O Atlas é ainda a Cordilheira que ergue-se para o céu, separando o norte da África do restante do continente.
Finalmente, na cartografia, Atlas é o coletivo de mapas, a coleção de cartas que representam o planeta Terra. Além de emprestar seu nome a estas acepções, Atlas nomeia a primeira vértebra da coluna cervical - uma clara referência ao local onde sustentava o gigantesco peso a que fora condenado suportar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário