09 agosto, 2008

Grandes empresas, muitas reclamações

Depois da liberada geral do FHC abrindo as porteiras para privatização das empresas estatais no Brasil, assistimos a uma internacionalização dos nossos serviços essenciais: abastecimento de energia, telefonia fixa, etc. e o surgimento de outros serviços na época não comuns, como a internet [que hoje é bastante acessada por brasileiros, se não em casa, nas lan houses que se proliferam mais rápido que mosquito da dengue] e a telefonia móvel. No caso desse último serviço, a concorrência estimulada pela quantidade razoável de operadoras, faz com que a oferta de promoções, brindes, planos de ligação flexíveis, melhores preços de aparelhos e planos, dentre outros, venha como uma enxurrada sobre os consumidores. Hoje gato, cachorro, as pulgas do cachorro, dentre outros seres vivos, tem celular.

Mas tanta empresa trabalhando em cima disso não é suficiente para trazer um serviço de total qualidade aos consumidores. Isso é facilmente percebido quando se visita "sites de reclamação dos consumidores", onde as empresas mais citadas são justamente as de telefonia celular. É crédito que não entrou, plano que não funciona, promoção que não cumpre o que promete e mais um rio de choro.

Me veio hoje a idéia de falar nisso porque agora há pouco entrando no site da OI, na tentativa de enviar um "torpedo web" para um amigo, perdi um precioso tempo procurando esse bendito serviço, tempo que poderia estar gastando em outras atividades. Aproveitando que já estava por ali, resolvi enviar um email numa seção do site [encontrada acidentalmente] que dizia: "entre em contato com a OI", para dúvidas, sugestões e/ou críticas. Claro que cliquei na opção sugestões e críticas. O texto que redigi dizia:

A mensagem é para criticar e sugerir. [na verdade, 99,99% para criticar]
O site de vocês é horrível pra encontrar informações, perde-se muito tempo, abre janelas demais pra se ter uma informação que poderia estar num lugar só; tem menu demais e conteúdo de menos.

O email também é horrível para trabalhar, janela de emails muito pequena, dificuldades pra acessar mensagens. Desisti de usar para coisas mais sérias, porque, dentre outras coisas, [pelo menos até a última vez que perdi meu tempo pra ler informações sobre ele] dizia que não armazena emails por mais de 45 dias; pra quê quero um email com um espaço que a OI diz que é grande [existem emails com espaço ilimitado] se não posso guardar minhas mensagens nele?

Como provedor de internet, também não tem nada de útil, já que só serve pra dizer que estamos conectados na rede e não possui conteúdo exclusivo para assinantes. Cancelei o provedor por, além disso, ter sido lesada com informações incorretas pela atendente que me vendeu o serviço.

Sobre a telefonia móvel, a queixa é pelos meus amigos que não consigo me comunicar por conta das constantes oscilações no serviço de rede de celular, pois percebe-se que a empresa está investindo em promoções pra atrair clientes, mas não consegue dar suporte ao que oferece. Nunca tive um celular OI, graças a Deus...

O atendimento do call center [telefonia fixa]...putz, isso nem se fala, uma eternidade pra ser atendido e ainda temos que ouvir grosserias dos atendentes... esse povo precisa ser melhor treinado.

A mensagem é meio ríspida, mas a idéia não é só a crítica, pois se estão na posição que estão é porque devem ter algum mérito. Mas seria interessante observar esses pontos para que melhorem os serviços de vocês.

Depois de espremer os poucos neurônios que habitam a minha massa encefálica para parir esse texto, sabem o que aconteceu?
O envio da mensagem falhou!

Ana Patrícia



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