29 agosto, 2008

Tempestade Tropical Gustav ameaça EUA

Eventos comuns na região da América Central e sul dos EUA, os furacões são poderosas tempestades que produzem ventos extremamente rápidos. Formados depois de vários dias de incidência solar sobre o oceano, quando aumentam a temperatura da massa de ar que fica sobre sua superfície líquida e a sua umidade se eleva, formam nuvens que dão origem às tempestades.

Depois do pesadelo da visita do Katrina, há exatos 3 anos [29 de agosto de 2005], os EUA podem receber na semana que vem o Gustav, uma tempestade tropical que pode virar furacão quando passar pelo Golfo do México, região propícia à formação de furacões devido às suas águas quentes.

Os furacões são categorizados numa escala de 1 a 5 de acordo com a força dos ventos que produz, sendo a categoria 1 a de velocidade mais baixa e a 5 a mais alta. O Katrina chegou à categoria 5, o Gustav quando chegar ao Golfo do México poderá chegar à categoria 3.

A preocupação com a tempestade já faz os cientistas chamarem a atenção das populações das regiões da provável trajetória do Gustav para que se preparem para sua passagem. A lembrança do estrago causado pelo Katrina nos EUA ainda está bem forte na cabeça de quem passou ou perdeu alguém durante sua passagem em 2005, principalmente em New Orleans, que teve grandes prejuízos financeiros além da perda [irreparável] de mais de 1.800 vidas.

Furacão Katrina visto do espaço: www.pangeia.adamastor.org


Leia a notícia sobre o Gustav em:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3143412-EI238,00-Gustav+ameaca+se+transformar+em+poderoso+furacao.html

Nenhum comentário: