01 setembro, 2008

Na cola do Gustav





Depois de chegar à categoria 4 em terras cubanas, ameaçando chegar à categoria 5 no Golfo do México, o Gustav reduziu sua marcha para a categoria 2, mas ainda assim pode provocar muito estrago. O olho do Gustav já tocou a terra a oeste de New Orleans, que já sofre com falta de energia elétrica. Na foto, movimentação violenta das águas de um canal de navegação da cidade dá uma amostra da força do furacão.

Alguns moradores insistem em ficar na cidade, desafiando a fúria do Gustav, o que foi bastante criticado pelas autoridades que deram a ordem de evacuação. Aproximadamente 2 milhões de pessoas que residem nas áreas a serem atingidas deixou suas casas. Muitos não confiam nas defesas anti-inundações, principalmente depois da passagem do Katrina, quando estas não foram eficientes para deter a catástrofe.

Fora o exagero do prefeito de New Orleans, de chamar o Gustav de "Tempestade do século", espera-se muito prejuízo com a sua passagem. Agora é esperar para ver no que vai dar os "remendos" feitos nas defesas da cidade depois de sua visita.

Nenhum comentário: