03 setembro, 2008

Os resultados do Gustav e as novas ameaças



«A maior tempestade do século» perdeu toda a força esperada, mas, ainda assim, deixou um rasto de destruição com várias ruas inundadas e cerca de 800.000 casas sem electricidade. O Gustav, que agora está na categoria de tempestade tropical, segue agora para o sul do estado do Texas com ventos que rondam os 60 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões.


Sete pessoas morreram no estado do Luisiana à passagem do furacão, refere a CNN.

Três das vítimas mortais foram atingidas por árvores na sua casa, segundo as autoridades. As outras quatro eram pacientes de um hospício que aguardavam a evacuação de ambulância.

O mayor de Nova Orleães aconselhou os habitantes a não voltarem, para já, à cidade, porque ainda é necessário avaliar os estragos. Ao contrário do que aconteceu há três anos com o Katrina, os diques que protegem Nova Orleães aguentaram os ventos e a chuva. «Eu agora chamaria ao Gustav, em vez da mãe de todas as tempestades, talvez a sogra ou a irmã feia de todas as tempestades», afirmou Ray Nagin.

Apesar dos estragos do Gustav terem sido substancialmente menores do que o esperado e de todo este alarmismo estar muito provavelmente ligado aos erros do Katrina, o estado do Luisiana já espera por novas ameaças. O furacão Hanna, com ventos de 130 km/h está a vir das Bahamas e a tempestade tropical Ike está a ganhar força em pleno mar.

FONTE: http://diario.iol.pt/internacional/gustav-furacao-tempestade-nova-orleaes-luisiana/986915-4073.html

Nenhum comentário: