10 setembro, 2008

Simulação do Big-Bang provoca pânico




mais fotos em:
http://blog.uncovering.org/archives/2008/08/lhc_a_maquina_do_fim_do_mundo.html

Choque de partículas no LHC deve ocorrer em breve

O esperado choque entre partículas no LHC - sigla para Grande Colisor de Hádrons, o acelerador de partículas criado pelo Laboratório Europeu para a Física Nuclear (Cern) para reproduzir as condições que teriam surgido frações de segundo após o Big Bang -, deve acontecer nos próximos dias, segundo relato de Andre Rabelo dos Anjos, físico brasileiro filiado à Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que acompanha de perto o experimento na Suíça. Em entrevista ao Portal Estadão, ele disse que não há uma data fechada para colocar as partículas em rota de colisão e é possível que, caso o experimento continue no bom ritmo atual, o choque aconteça em breve.

Rabelo dos Anjos explicou que os cientistas estão animados com os experimentos feitos no LHC hoje. "Agora eles começam a introduzir o feixe no segundo sentido", relata Rabelo dos Anjos. No começo da manhã, um primeiro feixe foi colocado no LHC e, após as partículas completarem uma volta na máquina, que tem 27 km, um segundo feixe foi introduzido no sentido oposto.

Piada

Em relação ao medo de algumas pessoas de que o mundo poderia acabar com o início das operações do LHC, o físico afirma que tudo não passa de especulações de quem não conhece detalhes da operação. "A possibilidade disso acontecer é zero. É possível comparar com a probabilidade de você correndo atravessar um muro". Além disso, ele afirma que os físicos envolvidos no projeto tratam tal especulação como "uma grande piada".

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/s/10092008/25/manchetes-choque-particulas-no-lhc-deve-ocorrer-breve.html

É, mas a "piada " já provocou o pânico...

Indiana se suicida com medo do fim do mundo após experiência da Cern

Nova Délhi, 10 set (EFE) - Uma indiana de 17 anos se suicidou com medo do fim do mundo após assistir na televisão a notícias sobre o primeiro teste do Grande Colisor de Hádrons (LHC), realizado com sucesso hoje sob a fronteira entre França e Suíça, informou hoje uma fonte policial.

A adolescente Chhaya, que morava na região de Madhya (centro), tomou comprimidos de sulfamida após saber que os cientistas esperam recriar as condições do Universo pouco depois do Big Bang.

O tratamento da notícia em alguns canais indianos fez parte da população indiana pensar que o início da experiência significava também o começo do fim do mundo.

Segundo o jornal "The Times of India", vários aldeães da cidade de Bhubaneswar (leste) foram aos restaurantes para pedirem seus pratos favoritos enquanto outros foram aos templos para rezarem.

"Deve haver algo de verdadeiro nas notícias. Não deixei meu marido nem meus filhos saírem de casa porque queria passar o que poderia ser o último dia da minha vida com minha família", disse ao jornal a dona de casa Renuka Das.

Hoje aconteceu com sucesso a primeira tentativa de fazer circular feixes de prótons pelo LHC da Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (Cern), ao conseguir que as partículas dessem uma volta completa no enorme túnel circular de 27 quilômetros.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/s/10092008/40/saude-indiana-se-suicida-medo-mundo-apos-experiencia-da-cern.html

Nenhum comentário: