10 setembro, 2008

Aliança bélica entre Rússia e Venezuela

Uma nova jogada no tabuleiro de xadrez geopolítico mundial traz mais uma vez a lembrança do período da Guerra Fria, quando a Rússia estabeleceu relações estreitas com Cuba, demarcando território na América Latina. Agora, a peça da vez é a Venezuela de Hugo Chávez, declarado antipatizante da política externa norte-americana...qual será a próxima jogada?

Rússia e Venezuela estreitam laços militares

Seg, 08 Set, 03h27

Moscou, 8 set (EFE) - A Rússia anunciou hoje que enviará uma esquadra naval ao Caribe para participar de manobras conjuntas com a Marinha da Venezuela, o que alguns analistas interpretaram como uma resposta à aproximação das estruturas militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) às fronteiras russas.

O porta-voz da Marinha da Rússia, capitão de navio Igor Digalo, anunciou que navios russos farão manobras conjuntas com embarcações venezuelanas em águas do Atlântico.

"Os navios realizarão uma série de exercícios, entre eles manobras conjuntas de busca e salvamento no mar, assim como testes de telecomunicações", disse o capitão de navio, citado pela agência russa "Interfax".

Pouco antes, o representante oficial do Ministério de Exteriores, Andrei Nesterenko, informou que a Rússia enviará, provisoriamente, aviões a uma base aérea venezuelana, cujo nome não especificou.

Nesterenko disse que os navios que participarão da travessia são o cruzeiro nuclear "Piotr Veliki" e a fragata anti-submarino "Admiral Chabanenko", uma embarcação de resgate e um navio-cisterna.

Na véspera, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou a visita de uma frota naval russa à Venezuela em "finais de novembro ou dezembro", e destacou a possibilidade de manobras conjuntas com a Marinha venezuelana.

No sábado, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, expressou a irritação de Moscou com a presença de navios da Otan em águas do Mar Negro, os quais acusou de fornecer armamento à Geórgia sob a bandeira de assistência humanitária.

Os Estados Unidos, que consideram a Geórgia seu principal aliado no Cáucaso, anunciaram que destinarão US$ 1 bilhão a um plano de assistência humanitária a Tbilisi para a recuperação da economia do país, após o recente conflito armado com a Rússia pela Ossétia do Sul.

Para Dmitri Orlov, diretor da Agência de Comunicações Políticas e Econômicas, "os planos de cooperação militar com a Venezuela significam que a Rússia aumentará sua influência e possivelmente, na medida do possível, sua presença militar em diferentes regiões do mundo".

"A crescente atividade da Rússia neste sentido não significa que Moscou vá desenvolver uma política antiamericana agressiva. Simplesmente, a Rússia dará os passos que considerar necessários para a defesa de seus interesses geopolíticos", disse Orlov, citado pelo jornal digital "Newsru.com".

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/s/08092008/40/mundo-russia-venezuela-estreitam-la-militares.html




Nenhum comentário: