29 setembro, 2008

Internacional

63ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na abertura dos debates da 63ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, dia 23 de setembro de 2008. O presidente cobrou ações dos países ricos contra crises financeiras e inflação de alimentos e falou a favor da abertura comercial e da democratização do Conselho de Segurança da ONU, dentre outras coisas.

Citando uma frase do economista [já falecido] Celso Furtado, Lula disse ser inadmissível que os lucros sejam privatizados e as perdas socializadas, referindo-se a crise econômica que vinha se desenhando há algum tempo e que ameaça todo o mundo.

FONTE: www.cristovam.org.br/

-Crise econômica-
Pacote dos EUA fracassa e Bovespa tem pior dia desde 1999

Seg, 29 Set, 07h04

Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - Numa segunda-feira negra dos mercados internacionais, a Bolsa de Valores de São Paulo refletiu a sensação de pânico provocada pelo aprofundamento da crise financeira nos Estados Unidos e na Europa e teve o pior dia em quase uma década.

Depois de ter chegado a beliscar os 14 por cento de queda, o Ibovespa reduziu as perdas para fechar com desvalorização de 9,36 por cento, aos 46.028 pontos, o menor patamar em 17 meses.

Isso, depois de as negociações terem sido interrompidas pelo circuit break, mecanismo acionado automaticamente quando o índice ultrapassa os 10 por cento de queda, o que não acontecia desde 14 de janeiro de 1999.

O giro financeiro do pregão atingiu 5,73 bilhões de reais.

A rejeição de congressistas ao pacote do governo dos Estados Unidos para tentar evitar uma quebradeira de bancos do país ao mesmo tempo surpreendeu e coroou um dia recheado de notícias assustadoras do setor financeiro global.

Antes, os mercados já reagiam a notícias de novas vítimas da crise recente. Nos Estados Unidos, o Citigroup anunciava a compra das operações bancárias do Wachovi. Pior: o grupo belga-holandês Fortis deu sinais que a desconfiança com a saúde dos bancos chegou à Europa ao ser parcialmente nacionalizado para escapar da insolvência.

Outras instituições do Velho Continente tiveram menos sorte. A concessora de empréstimos britânica Bradford & Bingley teve a unidade de varejo comprada pelo Santander, enquanto sua carteira de hipotecas era nacionalizada pelo governo britânico. O principal índice europeu de ações naufragou 5,23 por cento, para o menor nível em 3 anos e meio.

O susto ganhou contornos de pânico quando o governo norte-americano fracassou no esforço de tentar passar no Congresso o plano anticrise de 700 bilhões de dólares cuja aprovação já dava como certa.

Com a maior queda em pontos diária da história, o índice Dow Jones despencou 6,98 por cento. O Nasdaq foi ainda mais longe, derretendo 9,14 por cento.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/manchetes_bovespa_fecha_final

Informações sobre o fracasso da aprovação do plano norte-americano de recuperação econômica:

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200809292332_BBB_77473894

Artigos que divergem em suas opiniões sobre o assunto:

http://camavoadora.blogspot.com/2008/03/turbulncia-na-economia-norte-americana.html

Nenhum comentário: