12 setembro, 2008

E as picuinhas continuam...

Por Frank Jack Daniel e Arshad Mohammed
CARACAS/WASHINGTON (Reuters) - Os EUA aprofundaram na sexta-feira o embate diplomático travado atualmente com a Venezuela ao decidir expulsar o embaixador venezuelano de Washington e impor sanções contra assessores do presidente Hugo Chávez, como resposta à expulsão do embaixador norte-americano de Caracas.

A crise e a ameaça de Chávez de interromper o envio de petróleo para os norte-americanos fizeram com que se desvalorizassem os títulos de dívida do país e com que as relações entre a superpotência e um de seus maiores fornecedores de combustível atingissem o pior patamar dos últimos anos.

Nesta sexta-feira, os EUA informaram ao governo da Venezuela que seu embaixador será expulso do território norte-americano e impuseram sanções contra dois assessores de Chávez, incluindo o ex-ministro de Interior da Venezuela, Ramón Rodríguez, por supostamente ajudarem guerrilheiros na Colômbia.

"Lamentamos as ações tanto do presidente Hugo Chávez quanto do presidente (boliviano) Evo Morales, que expulsaram nossos embaixadores na Venezuela e na Bolívia. Isso reflete a fraqueza e o desespero desses líderes ao lidar com desafios internos", disse o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Sean McCormack.

A Venezuela possui algumas das maiores reservas de petróleo fora do Oriente Médio e, apesar dos desentendimentos entre Chávez e o atual governo dos EUA, o presidente venezuelano sempre manteve o suprimento do combustível e nunca antes havia expulsado um embaixador norte-americano.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/080912/mundo/mundo_eua_venezuela_sancoes_pol

Um comentário:

Unknown disse...

Olá professoras, gostei muito do blog.

Parabéns a vocês pela iniciativa, principalmente a Patrícia, que já foi minha professora.

Já adicionei o blog de vocês ao meu.