12 setembro, 2008

A chapa tá esquentando...

Picuinha nas Américas

Depois de expulsar, na última quarta-feira, dia 10 de setembro, o embaixador norte-americano da Bolívia acusando-o de incitar revoltas contra seu governo, Evo Morales recebe o troco de Washington, que por retaliação, fez o mesmo com o seu embaixador na quinta-feira, 11 de setembro [sugestivo, não?].

Tomando suas dores, seu amigo fiel e irmão camarada, Hugo Chávez também fez o mesmo na Venezuela, expulsou o embaixador norte-americano, que recebeu um prazo de 72 horas para se mandar de lá. Além de colocar o embaixador "ianque" [como ele mesmo chamou] para correr da Venezuela, ainda ameaçou os EUA de não fornecer mais petróleo caso haja uma retaliação ao país pela expulsão do norte-americano.

Além de ter formado recentemente aliança militar com o gigante russo [por acaso o ex-maior inimigo dos EUA], Chávez sabe que tá por cima da carne seca, ou melhor do "ouro negro", por ser a Venezuela um dos países com grande produção e reserva de petróleo do mundo, por isso, ainda deu uma piada para todos, dizendo que é de interesse mundial que haja paz no seu país, pois caso ocorra algo de grave por lá, deixarão de sair 3 milhões de barris de petróleo diários e o preço do produto vai para o espaço.

E as pérolas Chavistas não acabam por aí, além de ameaçar cortar o fornecimento de petróleo para os "ianques", ainda acusou Washington de estar por trás de todas as tentativas feitas para desestabilização política na América Latina, e num claro desafio, diz que pretende, junto com a Bolívia, ser "livre do Império americano". Tá podendo...

Ana Patrícia
FONTES:
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3176324-EI8141,00-EUA+reagem+e+expulsam+embaixador+da+Bolivia.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3176515-EI8140,00-Chavez+expulsa+embaixador+americano+na+Venezuela.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3176616-EI8140,00-Chavez+ameaca+suspender+venda+de+petroleo+aos+EUA.html

Nenhum comentário: