08 maio, 2009

Salvador: cidade de papel

Todo ano é a mesma coisa. Basta cair uma chuva um pouco mais forte na capital baiana e a cidade vira um caos. Imagina então quando caem chuvas muito fortes...

Apesar de sabermos que acontece sempre, continua do mesmo jeito, por quê?

Será que a culpa é da Natureza, que não tem a medida certa da chuva para a cidade? Hum... não, com certeza não.

Será que a culpa é da prefeitura, que não é eficiente em cuidar e preparar a infra-estrutura da cidade para enfrentar as precipitações? É, mas não somente!

Temos que perceber que não é papel somente dos governantes cuidar para que a cidade não entre nesse tipo de situação - não há aqui defesa da prefeitura de Salvador - mas apenas tentando lembrar que, muito do que está ocorrendo na cidade por esses dias, é culpa também da falta de educação ambiental da população:

Quando jogamos lixo pelas ruas, bueiros; quando construímos casas em vertentes desnudas de vegetação ou retiramos a vegetação destas (aqui entrando a discussão sócio-econômica, que faz remeter a culpa também a outros atores sociais); jogamos lixo pela janela do carro, dentre outras atitudes. Tristemente, não é à toa que Salvador é bastante citada como uma das cidades turísticas mais sujas do país.

Alguns dos resultados podem ser vistos abaixo:




FOTOS: http://www.atarde.com.br/fotos

Como podemos reclamar do estado de calamidade que fica a cidade e culpar exclusivamente as autoridades, se nós também contribuimos para que ela fique assim?


Notícias sobre as fortes chuvas que atingem Salvador desde abril:

Salvador sofre com fortes chuvas que caem desde ontem:
http://verdesmares.globo.com/

Após 4 dias de chuva, Salvador confirma a 6ª morte:
http://noticias.terra.com.br/

Prefeito considera grave situação da cidade:
http://www.defesacivil.salvador.ba.gov.br

Chuvas de maio já ultrapassam 70% da média mensal de Salvador:
http://www.inga.ba.gov.br/

Nenhum comentário: