13 maio, 2009

13 de maio - Abolição da escravatura

Imagem: www.emotioncard.com.br

Pensei em escrever algo sobre esse dia, mas lendo artigos pela net, encontrei alguns que já traziam o que eu pensava em escrever. Sendo assim, vou postar alguns trechos com os links para os textos originais.

121 ANOS DA LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS NO BRASIL



Hoje por acaso, ao preencher um cheque percebi que era 13 de maio e aí lembrei-me da abolição da escravatura. São 121 anos de uma "conquista" destes bravos homens e mulheres que ajudaram a construir o Brasil e que infelizmente a maioria absoluta de seus descendentes vivem em condições não satisfatórias, em relação ao restante da população.

Íntegra em: http://blogdomaybuk.blogspot.com

13 DE MAIO E A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS

Por
Edmir Pelli

No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretou o fim da escravidão no país. A partir daquela data, negro algum poderia ser escravizado pelo senhor branco.

Primordialmente, os escravos, todos procedentes da África, eram utilizados na agricultura. Após a libertação, na maioria dos casos, simplesmente foram expulsos das fazendas pelos senhores brancos. Sem recursos, sem lugar para morar, sem trabalho e com o Império nada mais fazendo do que dizer: Estão livres, não é difícil imaginar em que situação ficaram os escravos libertados.

Hoje, (ano de 2004), cento e dezesseis anos após a promulgação da Lei Áurea, qual é o retrato que resultou dos escravos libertados? Apesar de uma grande parcela da população brasileira ser constituída pelos negros, qual é a sua participação na vida do país? Na religião, principalmente na religião católica, quantos negros são cardeais, bispos e madres superioras? Na política, quantos negros são prefeitos, governadores, vereadores, deputados e senadores? Nas universidades, quantos são os alunos e os professores negros? Na atividade econômica, quantos são os chefes, gerentes, diretores e proprietários negros?

Íntegra em: http://www.infonet.com.br/

A luta contra a escravidão continua...

Hoje é o dia da libertação dos escravos, que rolou lá atrás há mais 100 anos, porém ainda hoje sabemos que existem crianças, homens e mulheres nas mesmas condições de trabalho forçado que a barbárie de nossos antepassados não enxergava.

Querendo mudar isso, a agência Sagarana lançou uma campanha de conscientização sobre o tema do trabalho escravo no Brasil e no mundo.

No site - http://www.escravidaonao.com.br/- você pode participar do abaixo assinado para colocar em pauta o projeto de emenda que pune o empregador escravagista.


FONTE: http://trainews.blogspot.com/

Um comentário:

Trainews disse...

Oi Ju e Paty!

Muito legal ver que nosso post sobre o assunto foi referência para vocês, realmente acreditamos que esse tipo de discussão deve rolar sempre, há muito o que podemos fazer, iniciar uma provocação é um início.

Fiquem a vontade para participar do nosso blog também! Pelo material que estamos vendo no Geoblogueiro vimos que temos muitos interesses em comum!

Grande abraço

Equipe Trainews

=D