29 maio, 2009

Dia do geógrafo



Geógrafo é um cientista cuja área de estudo é a Geografia, seja a Geografia Física ou a Geografia Humana; o ambiente físico e o habitat humano também fazem parte de seus estudos.

A profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86.

Ser geógrafo exige em geral uma formação ampla e crítica, dado o fato de lidar com uma grande variedade de temas, que vão da sociedade à natureza. Dentro dessa perspectiva, ele pode exercer uma série de funções; as principais funções do geógrafo são:

  • dedica-se ao planejamento territorial, ambiental e regional;
  • análises econômicas e políticas de questões habitacionais, de dinâmica das classes sociais, da produção do espaço, bem como de preservação do patrimônio histórico;
  • contribuir para a área de cartografia, produzindo mapas temáticos e manipulando informações através de técnicas de geoprocessamento;
  • assessorar os órgãos públicos no traçado de limites de estados, municípios e regiões administrativas. Lida com a aerofotogeografia e o sensoriamento remoto, lendo e interpretando imagens produzidas por radares, aeronaves e satélites orbitais;
  • elaborar relatórios de impactos ambientais de obras de engenharia civil;
  • orientar projetos de empreendimentos turísticos e, sobretudo, projetos de desenvolvimento local, regional, nacional e mundial.
José Normando Bezerra, geógrafo e professor, observa que infelizmente as prefeituras, na sua grande maioria, desconhecem a importância dos geógrafos e colocam por ignorância ou apadrinhamento pessoas totalmente despreparadas para ocuparem cargos que são inerentes a estes profissionais. Além de lembrar de grandes nomes da Geografia, grandes mestres como: Milton Santos de Almeida, Josué de Castro, Manoel Correia de Andrade e Aziz Ab' Sáber.

Íntegra do artigo de José Normando Bezerra em http://www.jornaldehoje.com.br/


Outras fontes:
http://pt.wikipedia.org/
http://www.ambientebrasil.com.br/

A todos os geógrafos licenciados, bacharéis, mestrados e doutorados: Feliz dia do geógrafo!

Nenhum comentário: