03 maio, 2009

Gripe suína: gripe globalizada

O surto de gripe provocada pelo vírus influenza A subtipo H1N1, conhecida como gripe suína, está se espalhando pelo globo. Um vírus, uma entidade invisível a olho nú, é capaz de chegar a todos os pontos do planeta numa velocidade tão grande. Hoje, até as doenças se tornam globalizadas num piscar de olhos...

OMS pede maior vigilância da gripe em humanos e animais

GENEBRA (Reuters) - A vigilância contra a gripe deve ser intensificada tanto em relação a humanos quanto a animais, agora que o vírus H1N1 infectou porcos no Canadá, disse neste domingo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Peter Ben Embarek, especialista da OMS em segurança alimentar, enfatizou que não há recomendação para sacrificar porcos em nenhum lugar do mundo por conta do vírus. Segundo ele, a carne de porco bem cozida e produtos à base de porco continuam seguros para o consumo.

Será?

Íntegra em: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/

Novos casos suspeitos de gripe H1N1 no DF e no MS--ministério

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Saúde informou neste domingo que as autoridades detectaram dois novos casos de suspeitos de infecção pelo vírus H1N1 no Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul, elevando o total de casos suspeitos no país a 15.

Seis dos casos atualmente considerados suspeitos estão em São Paulo, 3 no Rio de Janeiro, 3 em Minas Gerais, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 no Espírito Santo e 1 no DF. Outros 44 casos estão sendo monitorados no país, segundo o ministério, e 43 casos foram descartados.

Neste domingo, a Colômbia informou ter confirmado a contaminação pelo vírus da febre suína no país em um paciente, tornando-se o primeiro país sul-americano a registrar um caso da doença, cujo epicentro está no México e já se espalhou por 19 países.

Íntegra em: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/

Mas, o que é a gripe que está sendo chamada de suína?

Doença infectocontagiosa ocasionada por uma variante do Influenza virus A H1N1. A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Segundo estudiosos, não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsos destrói quaisquer microorganismos patogênicos. Não foram identificados animais (porcos) doentes no local da epidemia (México). Trata-se, possivelmente, de um vírus mutante, com material genético das gripes humana, aviária e suína.

Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarréia e vômitos que a gripe convencional.

De acordo com a OMS, os medicamentos antiviral oseltamivir e zanamivir, em testes iniciais mostraram-se efetivos contra o vírus H1N1.

A OMS declarou em 25 de Abril que a epidemia é um caso de "emergência na saúde pública internacional", significando que os países em todo o mundo deverão acentuar a vigilância em relação à propagação do vírus.

FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Influenza_A_(H1N1)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Surto_de_gripe_su%C3%ADna_de_2009

Nenhum comentário: