08 maio, 2009

Energia compartilhada

Negociações sobre o preço da energia gerada na Usina Binacional Itaipu.

Após 2h, Lula e Lugo não chegam a acordo sobre Itaipu

Qui, 07 Mai, 09h07

Nove meses de negociações e duas horas de conversa formal, hoje, entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Fernando Lugo, não foram suficientes para que os dois países chegassem a um acordo sobre o preço da energia da usina binacional Itaipu. Lugo tomou posse em agosto do ano passado e fez da revisão do Tratado de Itaipu um ponto de honra política no cumprimento de uma promessa eleitoral. O governo Lula resiste a mexer no tratado para não abrir precedentes.

A assessoria do Itamaraty informou que os dois presidentes continuariam a negociar no jantar marcado no Palácio do Alvorada, ainda hoje. Por causa disso, admitindo a possibilidade de os dois países chegarem a um acordo, é que foi definido que não haveria nenhum tipo de declaração oficial nem assinatura de atos depois das reuniões no Itamaraty. O governo informou que qualquer declaração só será dada amanhã, na Base Aérea de Brasília, quando Lula e Lugo embarcam para uma viagem rumo ao Pantanal.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/


Binacional de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é uma usina hidrelétrica binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 14 km ao norte da Ponte da Amizade. A área do projeto se estende desde Foz do Iguaçu no Brasil e Ciudad del Este no Paraguai, ao sul, até Guaíra (Brasil) e Salto del Guairá (Paraguai) ao norte.

A Usina de Itaipu é resultado de intensas negociações entre os dois países durante a década de 1960. Em 22 de junho de 1966, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Juracy Magalhães, e do Paraguai, Sapena Pastor, assinaram a "Ata do Iguaçu", uma declaração conjunta que manifestava a disposição para estudar o aproveitamento dos recursos hidráulicos pertencentes em condomínio aos dois países, no trecho do Rio Paraná "desde e inclusive o Salto de Sete Quedas até a foz do Rio Iguaçu".

FONTE: http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: