skip to main | skip to sidebar
Geoblogueiro

31 maio, 2009

Barragens

Represa em forma de arco


Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.

As barragens foram, desde o início da história da Humanidade, fundamentais ao desenvolvimento. A sua construção devia ser sobretudo à escassez de água no período seco e à consequente necessidade de armazenamento de água, feito em barragens executadas de forma mais ou menos empírica. Em nível mundial, algumas das barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egito, Médio Oriente e Índia. Na Índia que apareceram barragens de aterro de perfil homogéneo com descarregadores de cheias para evitar acidentes provocados pelo galgamento das barragens. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de construir um crescente número de barragens, o que permitiu o progressivo aperfeiçoamento das técnicas de projecto e construção. Apareceram então as primeiras barragens de aterro modernas, assim como as barragens de betão.

As barragens são feitas de forma a acumularem o máximo de água possível, tanto através da chuva como também pela captação da água caudal do rio existente. Faz-se a barragem unindo as duas margens aprisionando a água na albufeira (barragem) (represa artificial das águas correntes ou pluviais, para irrigação). As barragens são muito importantes para o mundo moderno, pois são elas que permitem que haja água potável canalizada nas grandes metrópoles mundiais. Contudo, toda a zona onde a barragem e a sua albufeira se encontram e também a área circundante, nomeadamente a jusante, por onde o rio passava, é afetada. É por esse fato que antes de se construir uma barragem é necessário fazer estudos de impacto ambiental. Dessa forma, a barragem deixa passar um caudal ecológico que tem como função preservar os ecossistemas já existentes no rio e respectivas margens.

A construção de uma barragem tem sempre de passar por quatro etapas fundamentais: o projeto, a construção, a exploração e a observação. No projeto é determinado, após estudos no local e estudos relativos à rentabilidade da barragem, o tipo de barragem a construir. Desta forma, podemos dividi-las em dois grupos essenciais relativamente ao material de que são constituídas:

Barragem de betão

As barragens de betão feitas em vales apertas pois a resistência do betão tem algumas limitações relativamente ao comprimento da barragem. Apesar de muito resistentes, estas barragens são também muito vulneráveis a certos tipos de situações. Se houver algum erro de projeção e a barragem fender pode ter conseqüências catastróficas. Já numa situação de galgamento pela água da albufeira não é tão prejudicial. Podemos definir dois tipos de barragem de betão tendo a forma como são construídas.

  • Barragem de gravidade
  • Barragem em arco

Barragem de aterro

Uma barragem de aterro é, como o próprio nome indica, um aterro, ou seja, é uma barreira de terra e/ou rocha que funciona de modo a reter a água. Ao contrário de uma barragem de betão, uma barragem de aterro não suporta bem o galgamento pela água e pode mesmo ter efeitos catastróficos. Já no caso de fendilhação, a barragem de aterro fica mais estável que uma de betão. Podemos definir três grandes grupos de barragens de aterro tendo em conta o material de que são feitas:

  • Barragem de terra
  • Barragem de enrocamento
  • Barragem de terra-enrocamento

Os diques são um tipo especial de barragem servindo para a conquista de terra a áreas anteriormente alagáveis, permitindo assim a ocupação humana, nomeadamente para a agricultura.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem
Postado por Patrícia Campos às 21:34 Nenhum comentário:
Marcadores: Barragem, captação de água, dique, represa

Rompimento da Barragem Algodões - PI

FOTO: http://www.gp1.com.br/

Tragédia anunciada desde o meio do mês de maio, a Barragem de Algodões, no Piauí, rompeu-se no dia 27 causando mortes e grandes prejuízos à região.

Rompimento da represa Algodões I é destaque nacional.

O sangramento da represa Algodões I, em Cocal da Estação, a 280 quilômetros de Teresina, foi destaque nos maiores portais e veículos de informação do Brasil. O volume de água ultrapassou a capacidade da barragem, que é de 52 bilhões de litros. A força da água cortou a estrada e abriu uma cratera de mais de um quilômetro.

Com o rompimento da barragem na tarde da quarta-feira (27), a cidade de Cocal da Estação foi alagada. As águas arrastaram casas, postes e árvores e inundaram 50 quilômetros da cidade e chegaram a 20 metros de altura. O governo do Piauí informa que o rombo na parede da barragem é de cerca de 50 metros.

A barragem fica na divisa entre Piauí e Ceará, a tromba d'água é decorrente de fortes chuvas que caem ininterruptamente nos últimos dias em municípios cearenses, nas regiões de Viçosa e Sobral, onde está localizada a nascente do curso d'água que alimenta a barragem.

O interessante é que o engenheiro e projetista Luis Hernani esteve na barragem Algodões no último dia 21 e informou não haver risco de rompimento do reservatório...

FONTES:
http://180graus.brasilportais.com.br/
http://www.gp1.com.br/noticias/
Postado por Patrícia Campos às 20:03 Nenhum comentário:

29 maio, 2009

Dia do geógrafo



Geógrafo é um cientista cuja área de estudo é a Geografia, seja a Geografia Física ou a Geografia Humana; o ambiente físico e o habitat humano também fazem parte de seus estudos.

A profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86.

Ser geógrafo exige em geral uma formação ampla e crítica, dado o fato de lidar com uma grande variedade de temas, que vão da sociedade à natureza. Dentro dessa perspectiva, ele pode exercer uma série de funções; as principais funções do geógrafo são:

  • dedica-se ao planejamento territorial, ambiental e regional;
  • análises econômicas e políticas de questões habitacionais, de dinâmica das classes sociais, da produção do espaço, bem como de preservação do patrimônio histórico;
  • contribuir para a área de cartografia, produzindo mapas temáticos e manipulando informações através de técnicas de geoprocessamento;
  • assessorar os órgãos públicos no traçado de limites de estados, municípios e regiões administrativas. Lida com a aerofotogeografia e o sensoriamento remoto, lendo e interpretando imagens produzidas por radares, aeronaves e satélites orbitais;
  • elaborar relatórios de impactos ambientais de obras de engenharia civil;
  • orientar projetos de empreendimentos turísticos e, sobretudo, projetos de desenvolvimento local, regional, nacional e mundial.
José Normando Bezerra, geógrafo e professor, observa que infelizmente as prefeituras, na sua grande maioria, desconhecem a importância dos geógrafos e colocam por ignorância ou apadrinhamento pessoas totalmente despreparadas para ocuparem cargos que são inerentes a estes profissionais. Além de lembrar de grandes nomes da Geografia, grandes mestres como: Milton Santos de Almeida, Josué de Castro, Manoel Correia de Andrade e Aziz Ab' Sáber.

Íntegra do artigo de José Normando Bezerra em http://www.jornaldehoje.com.br/


Outras fontes:
http://pt.wikipedia.org/
http://www.ambientebrasil.com.br/

A todos os geógrafos licenciados, bacharéis, mestrados e doutorados: Feliz dia do geógrafo!
Postado por Patrícia Campos às 21:00 Nenhum comentário:
Marcadores: geografia física, geografia humana, Geógrafo

28 maio, 2009

Sem descanso

Postado por Patrícia Campos às 15:18 Nenhum comentário:

25 maio, 2009

Novo teste nuclear norte-coreano: mais ameaças

Arma nuclear dali, arma nuclear daqui...é do Leste asiático, é do Oriente Médio...será que esse povo não tem nada melhor pra fazer do que criar armas?



Coreia do Norte faz novo teste nuclear; ONU vai se reunir

Por Jonathan Thatcher

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte realizou nesta segunda-feira seu segundo teste nuclear, muito mais potente que o de 2006, levando o Conselho de Segurança da ONU a realizar uma reunião de emergência, mas provocando um abalo apenas momentâneo nos mercados.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse que a Coreia do Norte é "um perigo para o mundo", enquanto a Rússia avaliou que a explosão teve a mesma força da bomba atômica lançada pelos EUA contra Nagasaki, no Japão, ao final da 2a Guerra Mundial, em 1945.

A explosão de segunda-feira foi até 20 vezes mais potente que a primeira feita pelo país, há cerca de dois anos e meio, salientando o avanço do programa nuclear norte-coreano a despeito das negociações multilaterais para tentar contê-lo.

A comunidade internacional há anos usa uma mistura de sanções e ofertas de ajuda para negociar com Pyongyang. Analistas dizem que o teste aumentará a influência norte-coreana nesse processo.

O teste ocorre num momento de especulações de que o líder Kim Jong-il, supostamente vítima de um derrame no ano passado, estaria querendo reforçar seu controle sobre o poder de modo a assegurar melhor a sucessão para um dos seus três filhos.

O teste nuclear abalou os mercados sul-coreanos, já perturbados pelas preocupações internas, depois de o ex-presidente Roh Moo-hyun, suspeito de corrupção, ter cometido suicídio durante o fim de semana.

O principal índice da Bolsa de Seul chegou a cair mais de 6 por cento, refletindo temores de uma fuga de investidores.

Mas o declínio foi breve, e analistas dizem que os investidores já estão acostumados ao tom desafiador da Coreia do Norte, e que só devem entrar em pânico se efetivamente houver um conflito armado na península coreana, uma das áreas mais militarizadas do mundo.

Agravando ainda mais a tensão, a Coreia do Norte testou três mísseis de curto alcance pouco depois do teste nuclear, segundo a agência sul-coreana de notícias Yonhap.

"DISSUASÃO NUCLEAR"

Os líderes da Coreia do Norte, já muito isolados internacionalmente, dizem repetidamente que a hostilidade dos Estados Unidos justifica os imensos gastos militares do regime comunista, apesar da grave situação econômica, que leva a fome para grande parte dos seus 23 milhões de habitantes.

A agência estatal de notícias KCNA disse que a Coreia do Norte "conduziu com sucesso mais um teste nuclear subterrâneo em 25 de maio, como parte das medidas para reforçar sua dissuasão nuclear de todas as formas."

O governo sul-coreano disse que Pyongyang notificou os EUA de antemão sobre o teste.

O primeiro teste nuclear norte-coreano, em outubro de 2006, foi considerado relativamente fraco, com cerca de 1 quiloton, sugerindo um problema no projeto.

A agência russa Itar-Tass disse que o novo teste foi de cerca de 20 quilotons, aproximadamente a mesma potência da segunda bomba atômica lançada pelos EUA contra o Japão em 1945.

A vizinha China, com a qual a Coreia do Norte tem certa afinidade política, se disse "resolutamente contrária" ao teste, refletindo uma preocupação de outros membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, que se reuniriam ainda na segunda-feira...

Íntegra em: http://br.noticias.yahoo.com/


Postado por Patrícia Campos às 10:33 Nenhum comentário:
Marcadores: Arma nuclear, Coreia do Norte, Pyongyang, teste nuclear

24 maio, 2009

Sol frio

Baixa atividade do sol intriga astrônomos

Astro está em um de seus períodos de menor atividade em quase 100 anos, mas isso não reverte efeitos do aquecimento global.


(Foto: Solar and Heliospheric Observatory )

O sol passa por um de seus períodos mais quietos por quase um século, praticamente sem manchas solares (explosões na atmosfera solar) e emitindo poucas chamas.

A observação da estrela mais próxima da Terra está intrigando os astrônomos, que estão prestes a estudar novas imagens do sol captadas no espaço na Reunião Nacional de Astronomia do Reino Unido.

O sol normalmente passa por ciclos de atividade de 11 anos. Em seu pico, ele tem uma atmosfera efervescente que lança chamas e "pedaços" gasosos super quentes do tamanho de pequenos planetas. Depois deste pico, o astro normalmente passa por um período de calmaria.

Esperava-se que o sol voltasse a esquentar no ano passado depois de uma temporada de calmaria. Mas em vez disso, a pressão do vento solar chegou ao seu nível mais baixo em 50 anos, as emissões radiológicas são as mais baixas dos últimos 55 anos e as atividades mais baixas de manchas solares dos últimos 100 anos.

Segundo a professora Louise Hara, do University College London, as razões para isso não estão claras e não se sabe quando a atividade do sol vai voltar ao normal. "Não há sinais de que ele esteja saindo deste período", disse ela à BBC News. "No momento, há artigos científicos sendo lançados que sugerem que ele vai entrar em um período normal de atividade em breve."

"Outros, no entanto, sugerem que ele vai passar por outro período de atividades mínimas - este é um grande debate no momento."

Mini era do gelo

Em meados do século 17, um período de calmaria - conhecido como Maunder Minimum - durou 70 anos, provocando uma "mini era do gelo". Por isso, alguns especialistas sugeriram que um esfriamento semelhante do sol poderia compensar os efeitos das mudanças climáticas.

Mas segundo o professor Mike Lockwood, da Universidade de Southhampton, isso não é tão simples assim. "Quisera eu que o sol estivesse vindo a nosso favor, mas, infelizmente, os dados mostram que não é esse o caso", disse ele.


Lockwood foi um dos primeiros pesquisadores a mostrar que a atividade do sol vinha decrescendo gradualmente desde 1985, mas que, apesar disso, as temperaturas globais continuavam a subir.


"Se você olhar cuidadosamente as observações, está bem claro que o nível fundamental do sol alcançou seu pico em cerca de 1985 e o que estamos vendo é uma continuação da tendência para baixo (na atividade solar), que vem ocorrendo há cerca de duas décadas."

"Se o enfraquecimento do sol tivesse efeitos resfriadores, já teríamos visto isso a esta altura."

Meio termo

Análises de troncos de árvores e de camadas inferiores de gelo (que registram a história ambiental) sugerem que o sol está se acalmando depois de um pico incomum em sua atividade.

Lockwood acredita que, além do ciclo solar de 11 anos, há uma oscilação solar que dura centenas de anos. Ele sugere que 1985 marcou o pico máximo deste ciclo de longo prazo e que o Maunder Minimum marcou seu ponto mais baixo.

Para ele, o sol agora volta a um meio termo depois de um período em que esteve praticamente no topo de suas atividades.

Dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) mostram que as temperaturas globais subiram em média 0,7 C desde o início do século 20.

As projeções do IPCC são de que o mundo vai continuar a esquentar, e a expectativa é de que as temperaturas aumentem entre 1,8 C e 4 C até o fim deste século.

Ninguém sabe ao certo como funciona o ciclo e altos e baixos na atividade solar, mas os astrônomos se veem, agora, graças a avanços tecnológicos, em uma posição privilegiada para estudar o astro-rei.

Segundo o professor Richard Harrison, do Laboratório Rutheford Appleton, em Oxfordshire, este período de quietude solar dá aos astrônomos uma oportunidade única.

"Isso é muito animador, porque como astrônomos nunca vimos nada assim em nossas vidas", disse ele. "Temos uma sonda lá no alto para estudar o sol com detalhes fenomenais. Com esses telescópios podemos estudar esta atividade mínima de um modo que nunca fizemos no passado."


FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/

Postado por Patrícia Campos às 18:58 Nenhum comentário:
Marcadores: Astronomia, Sol

Atlantis volta para casa

Atlantis aterrissa em segurança na Califórnia

Por Steve Gorman

EDWARDS AIR FORCE BASE, Califórnia (Reuters) - O ônibus espacial norte-americano Atlantis completou uma missão prolongada de 13 dias para restaurar o Telescópio Espacial Hubble neste domingo com uma aterrissagem perfeita na base de Edwards, da Força Aérea na Califórnia.

A aterrissagem sob um claro e azul céu aconteceu às 12h39 (horário de Brasília) após o mau tempo adiar por dois dias tentativas de aterrissagem no Centro Espacial do Kennedy, Flórida.

"Bem-vindo de volta, Atlantis, parabéns por uma missão muito bem-sucedida dando ao Hubble um novo par de olhos que vão continuar expandido nosso conhecimento do universo", disse o astronauta Greg Johnson, do Controle de Missão em Houston.

"Foi uma emoção do começo ao fim", respondeu o comandante do Atlantis, Scott Altman.

Os astronautas do Atlantis foram a quinta tripulação a trabalhar no telescópio Hubble, lançado em 1990.

Uma primeira missão de manutenção em 1993 para resolver um problema com o espelho principal do telescópio deu ao Hubble uma visão sem precedentes do universo. Suas observações provaram a evidência de galáxias formadas muito antes do que cientistas poderiam imaginar e a existência de buracos negros no centro da maioria das galáxias.

A tripulação do Atlantis equipou o Hubble com uma câmera ainda mais sensível que poderia ser capaz de captar imagens de objetos formados há 500 milhões de anos após o surgimento do universo.

Eles também instalaram um aparelho que analiza a composição química da matéria entre as galáxias, repararam dois equipamentos quebrados e substituíram instrumentos de posicionamento e baterias.

A agência espacial dos EUA espera que com as reformas, o Hubble terá mais cinco a 10 anos para realizar observações científicas.

(Reportagem adicional de Irene Klotz, do Cabo Canaveral)

FONTE: http://noticias.br.msn.com/mundo/

Postado por Patrícia Campos às 18:39 Nenhum comentário:

22 maio, 2009

Vida no planeta Terra

Bombardeio de meteoritos pode ter estimulado vida na Terra, sugere estudo

Da BBC Brasil

Quando meteoritos de vários tamanhos bombardearam a Terra há 3,9 bilhões de anos, aquecendo a superfície do planeta e provocando a evaporação de oceanos, elas podem, ao contrário do que muitos cientistas supunham, ter ajudado a estimular o surgimento de vida no planeta, de acordo com um novo estudo da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos.

O novo estudo mostra que o bombardeio teria derretido menos de 25% da crosta terrestre, e que micróbios podem ter sobrevivido em um habitat subterrâneo, isolados da destruição.

E o intenso calor do impacto, segundo o estudo, criou um habitat que estimulou a reprodução de bactérias formadas por uma só célula que são termófilas e hipertermófilas - capazes de sobreviver a temperaturas de 50 a 80 graus Celsius ou de até 110 graus Celsius.

Simulação

A descoberta foi feita através de uma simulação de computador. Como as evidências físicas do bombardeio de asteroides foram apagadas pelo tempo e pela ação de placas tectônicas, os pesquisadores usaram dados das rochas lunares recolhidas pelas missões Apollo, e registro de impacto de meteoros na Lua, Marte e Mercúrio.

"Até sob as condições mais extremas que nós impusemos (na simulação), a Terra não teria sido completamente esterilizada pelo bombardeio", disse Oleg Abramov, um dos autores do estudo.

Ao invés disso, fissuras que expeliam água quente podem ter criado um santuário para esses micróbios que preferem ambientes de calor extremo.

O estudo, publicado na revista "Nature", sugeriu também que a vida na Terra pode ter começado 500 milhões de anos mais cedo do que se pensava.

"Não é pouco razoável sugerir que havia vida na Terra há mais de 3,9 bilhões de anos", disse Stephen Mojzisis, que também participou do estudo. "Nós sabemos de registros geoquímicos que nosso planeta era habitável naquela época."

FONTE: http://cienciaesaude.uol.com.br/
Postado por Patrícia Campos às 08:00 Nenhum comentário:
Marcadores: meteoritos, Terra, vida

21 maio, 2009

Lançamento de míssel iraniano incomoda os EUA

Hillary diz que Irã com armas nucleares seria 'ameaça'

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou hoje que um Irã com armas nucleares "espalharia uma corrida por armas" no Oriente Médio. Ela descreveu essa possibilidade como uma "ameaça extraordinária". Hillary, porém, não comentou diretamente o relato de que Teerã testou um míssil, informação divulgada pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Falando a um painel do Senado, Hillary reiterou que a administração Barack Obama se opõe a que o Irã tenha capacidade de produzir armas nucleares e confia na diplomacia para impedir isso. Hillary disse que o objetivo dos Estados Unidos é "persuadir o regime iraniano de que eles serão na verdade menos seguros se prosseguirem com seu programa de armas nucleares".

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/


Postado por Patrícia Campos às 19:01 Nenhum comentário:
Marcadores: Irã, míssel, programa de armas nucleares

Desafio para Bush

Democrata oferece dinheiro por afogamento de Bush

Um legislador democrata de Rhode Island disse que vai doar US$ 100 para instituições da caridade para cada segundo que o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush resistir à simulação de afogamento. Rod Driver também incluiu o ex-vice-presidente Dick Cheney e a ex-secretária de Estado Condoleezza Rice em sua oferta e enviou cartas aos três comunicando a proposta. A oferta de Driver foi divulgada hoje pelo jornal The Westerly Sun.

A administração Bush permitiu que os afogamentos fossem utilizados em interrogatórios de suspeitos de terrorismo. Driver disse que, se Bush tem tanta certeza de que a simulação de afogamento não é tortura, ele mesmo deveria se submeter ao procedimento. Representantes de Bush não comentaram o assunto. Cheney defendeu a simulação de afogamento e outras técnicas duras de interrogatório afirmando que, com elas, as autoridades obtiveram informações importantes.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/


Ai, se essa moda pega...
Postado por Patrícia Campos às 18:53 Nenhum comentário:

Segurança na aviação brasileira: 5ª melhor do mundo

Mesmo com todas as reclamações e apagões aéreos, a segurança da aviação brasileira foi considerada a 5ª melhor do mundo, segundo estudo.

Aviação do País é bem avaliada em teste global

A segurança da aviação civil no Brasil teve a 5ª melhor nota entre os países do G20 - grupo das sete economias mais desenvolvidas do mundo e dos principais emergentes - que já passaram pela auditoria da Organização de Aviação Civil Internacional (Icao). A rigorosa inspeção, realizada entre os dias 4 e 15 deste mês, foi a primeira desde a crise aérea, em 2006/2007. Os 87,3 pontos obtidos pelo País colocaram a aviação civil nacional atrás apenas da Coreia do Sul, do Canadá, da França e dos Estados Unidos.

Foram auditadas 124 nações. Até 2010 a Icao espera avaliar ter avaliado 190 países. A meta da instituição é verificar o grau de adequação do setor às recomendações de segurança de voo e de operações em terra. A inspeção não tem caráter punitivo, serve apenas para ajudar a identificar problemas e incentivar os países a corrigi-los. Ao longo de 12 dias, os oito emissários da Icao avaliaram o funcionamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Segundo fontes da Icao, as organizações militares - Cenipa e Decea - obtiveram as melhores notas.

Os serviços de navegação aérea do Decea foram considerados 95% de acordo com as expectativas, resultado melhor que o obtido isoladamente por Estados Unidos, Alemanha, Itália, Austrália e França. O Cenipa teve 96% de conformidade com o estabelecido pela Icao, mesmo patamar ocupado pela European Aviation Safety Agency. A Anac não divulgou sua nota - pela média geral do País, conclui-se que tenha sido de 71 pontos, inferior às obtidas pelas repartições ligadas à Aeronáutica. A reportagem apurou que aeródromos, aeronavegabilidade e homologações e legislação ajudaram a derrubar a pontuação da agência. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE:
http://br.noticias.yahoo.com
Postado por Patrícia Campos às 10:45 Um comentário:
Marcadores: Organização de Aviação Civil Internacional, Segurança na aviação

O preço que pagamos pela poluição

'Custo da poluição' é de R$ 14 por segundo, diz estudo

Os custos da poluição, pela primeira vez, foram mapeados fora das fronteiras de São Paulo. Estudo obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que são R$ 14 gastos por segundo (R$ 459,2 milhões anuais) para tratar sequelas respiratórias e cardiovasculares de vítimas do excesso de partícula fina - poluente da fumaça do óleo diesel. O valor é dispensado por unidades de saúde públicas e privadas de seis regiões metropolitanas do País.

A mesma pesquisa, produzida pelo Laboratório de Poluição da USP e seis universidades federais, mostra que, além dos paulistas, respiram ar reprovado pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) as regiões do Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Recife. "A poluição não é mais privilégio de São Paulo e os impactos são diretos na saúde cardiovascular do brasileiro", diz Antônio Carlos Chagas, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Pelo ensaio científico, 8.169 pessoas são internadas anualmente com problemas cardíacos atribuídos à partícula fina.

As pesquisas em São Paulo incentivaram a produção em outras metrópoles. O cardiologista Evandro Mesquita, da Universidade Federal Fluminense, começou a cruzar os dados de arritmia e enfarte em dias marcados pelo excesso de poluentes. Quando o Instituto do Coração de SP (Incor) fez teste parecido no ano passado, encontrou aumento de 11% de morte por ocorrência cardíaca. No Rio, a pesquisa da USP mostra que são 1.434 pacientes do coração internados por ano.

A reportagem teve acesso ao estudo na ação civil pública que o Ministério Público de São Paulo move contra a Petrobras e 13 montadoras de veículos pedindo indenização para vítimas da poluição. Segundo o promotor do Meio Ambiente do MP, José Isamel Lutti, o valor indenizatório terá "como parâmetro" a pesquisa. Além das internações, também foram calculadas as mortes nas regiões: 11.559 pessoas com mais de 40 anos (31 vidas por dia). A Petrobrás, por meio de assessoria de imprensa, informou que não foi notificada sobre a ação, ajuizada em março deste ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/

Postado por Patrícia Campos às 10:37 Nenhum comentário:
Marcadores: custo, poluição

20 maio, 2009

Lula na China

Postado por Patrícia Campos às 18:54 Nenhum comentário:

17 maio, 2009

Lula "nas Arábias"

Agora Lula completa o passaporte...


Em visita histórica a Riad, Lula se encontra com rei saudita

Sáb, 16 Mai, 05h29

RIAD, Arábia Saudita (AFP) - O presidente Luis Inácio Lula da Silva se encontrou neste sábado com o rei saudita Abdullah, na primeira viagem de um governante brasileiro à Arábia Saudita.

Os dois líderes conversaram e jantaram juntos no palácio real de Riad, onde também devem assinar uma série de acordos bilaterais nas áreas política, econômica e cultural.

Lula chegou à capital saudita na manhã deste sábado, acompanhado por uma numerosa delegação de executivos brasileiros interessados em fazer negócios e explorar oportunidades comerciais com o país do Oriente Médio, um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

Assim que chegou, Lula se encontrou com Abdurrahman al-Attiyah, secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo, que está interessado em um acordo de livre comércio com o Mercosul.

Uma das áreas de maior interesse para os sauditas no Brasil é a agricultura, já que Riad está em busca de recursos para reforçar sua produção e procura oportunidades de compra ou aluguel de terras cultiváveis em outros países.

Dois acordos de destaque devem ser assinados no domingo: o primeiro, entre a Petrobras e uma empresa de mineração saudita; o segundo, entre grupos farmacêuticos brasileiros e sauditas para a produção de insulina no país árabe.

No entanto, antes da viagem presidencial, o porta-voz de Lula em Brasília Marcelo Baumbach disse que as intenções do Brasil com a Arábia Saudita eram muito mais estratégicas do que comerciais.

"Um bom diálogo com a Arábia Saudita é um elemento positivo para a relação do Brasil com outros países árabes, principalmente os do Golfo", indicou.

A Arábia Saudita é o maior mercado consumidor de produtos brasileiros no Oriente Médio, com 5,5 bilhões de dólares anuais em negócios. O Brasil é o maior fornecedor saudita de carne de frango congelada, além de vender excelentes quantidades de carne bovina.

A Arábia Saudita é a primeira parada da viagem de Lula, que antes de retornar ao Brasil ainda vai à China e à Turquia.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/

Postado por Patrícia Campos às 10:50 Nenhum comentário:

13 maio, 2009

13 de maio - Abolição da escravatura

Imagem: www.emotioncard.com.br

Pensei em escrever algo sobre esse dia, mas lendo artigos pela net, encontrei alguns que já traziam o que eu pensava em escrever. Sendo assim, vou postar alguns trechos com os links para os textos originais.

121 ANOS DA LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS NO BRASIL

Por Sérgio Luiz Maybuk

Hoje por acaso, ao preencher um cheque percebi que era 13 de maio e aí lembrei-me da abolição da escravatura. São 121 anos de uma "conquista" destes bravos homens e mulheres que ajudaram a construir o Brasil e que infelizmente a maioria absoluta de seus descendentes vivem em condições não satisfatórias, em relação ao restante da população.

Íntegra em: http://blogdomaybuk.blogspot.com

13 DE MAIO E A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS

Por
Edmir Pelli

No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretou o fim da escravidão no país. A partir daquela data, negro algum poderia ser escravizado pelo senhor branco.

Primordialmente, os escravos, todos procedentes da África, eram utilizados na agricultura. Após a libertação, na maioria dos casos, simplesmente foram expulsos das fazendas pelos senhores brancos. Sem recursos, sem lugar para morar, sem trabalho e com o Império nada mais fazendo do que dizer: Estão livres, não é difícil imaginar em que situação ficaram os escravos libertados.

Hoje, (ano de 2004), cento e dezesseis anos após a promulgação da Lei Áurea, qual é o retrato que resultou dos escravos libertados? Apesar de uma grande parcela da população brasileira ser constituída pelos negros, qual é a sua participação na vida do país? Na religião, principalmente na religião católica, quantos negros são cardeais, bispos e madres superioras? Na política, quantos negros são prefeitos, governadores, vereadores, deputados e senadores? Nas universidades, quantos são os alunos e os professores negros? Na atividade econômica, quantos são os chefes, gerentes, diretores e proprietários negros?

Íntegra em: http://www.infonet.com.br/

A luta contra a escravidão continua...

Hoje é o dia da libertação dos escravos, que rolou lá atrás há mais 100 anos, porém ainda hoje sabemos que existem crianças, homens e mulheres nas mesmas condições de trabalho forçado que a barbárie de nossos antepassados não enxergava.

Querendo mudar isso, a agência Sagarana lançou uma campanha de conscientização sobre o tema do trabalho escravo no Brasil e no mundo.

No site - http://www.escravidaonao.com.br/- você pode participar do abaixo assinado para colocar em pauta o projeto de emenda que pune o empregador escravagista.


FONTE: http://trainews.blogspot.com/
Postado por Patrícia Campos às 20:34 Um comentário:

10 maio, 2009

Dia das mães através dos tempos

A mais antiga celebração do Dia das Mães tem origem mitológica. Na Antiga Grécia, a entrada da primavera era festejada em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus , considerada a Mãe dos Deuses.

Bem mais tarde, no início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Este dia ficou conhecido como o Mothering Sunday (Domingo das Mães). Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães e levavam o mothering cake, um bolo, de presente para elas.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada, em 1872, por Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país. Seria, na concepção dela, um dia dedicado à paz.Mas foi outra americana, Ana Jarvis, da Filadelfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Ana perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio, o segundo domingo de maio.

No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido pela Associação Cristã de Moços (ACM), em maio de 1918. A data passou a ser celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1949, vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso.

FONTE: http://ilove.terra.com.br/


Postado por Patrícia Campos às 22:43 Nenhum comentário:

08 maio, 2009

Chuva em Salvador...

Charge: Ivan Cabral


FONTE:
ivancabral.blogspot.com/
Postado por Patrícia Campos às 12:23 Nenhum comentário:

Salvador: cidade de papel

Todo ano é a mesma coisa. Basta cair uma chuva um pouco mais forte na capital baiana e a cidade vira um caos. Imagina então quando caem chuvas muito fortes...

Apesar de sabermos que acontece sempre, continua do mesmo jeito, por quê?

Será que a culpa é da Natureza, que não tem a medida certa da chuva para a cidade? Hum... não, com certeza não.

Será que a culpa é da prefeitura, que não é eficiente em cuidar e preparar a infra-estrutura da cidade para enfrentar as precipitações? É, mas não somente!

Temos que perceber que não é papel somente dos governantes cuidar para que a cidade não entre nesse tipo de situação - não há aqui defesa da prefeitura de Salvador - mas apenas tentando lembrar que, muito do que está ocorrendo na cidade por esses dias, é culpa também da falta de educação ambiental da população:

Quando jogamos lixo pelas ruas, bueiros; quando construímos casas em vertentes desnudas de vegetação ou retiramos a vegetação destas (aqui entrando a discussão sócio-econômica, que faz remeter a culpa também a outros atores sociais); jogamos lixo pela janela do carro, dentre outras atitudes. Tristemente, não é à toa que Salvador é bastante citada como uma das cidades turísticas mais sujas do país.

Alguns dos resultados podem ser vistos abaixo:




FOTOS: http://www.atarde.com.br/fotos

Como podemos reclamar do estado de calamidade que fica a cidade e culpar exclusivamente as autoridades, se nós também contribuimos para que ela fique assim?


Notícias sobre as fortes chuvas que atingem Salvador desde abril:

Salvador sofre com fortes chuvas que caem desde ontem:
http://verdesmares.globo.com/

Após 4 dias de chuva, Salvador confirma a 6ª morte:
http://noticias.terra.com.br/

Prefeito considera grave situação da cidade:
http://www.defesacivil.salvador.ba.gov.br

Chuvas de maio já ultrapassam 70% da média mensal de Salvador:
http://www.inga.ba.gov.br/
Postado por Patrícia Campos às 10:54 Nenhum comentário:
Marcadores: chuvas, infra-estrutura, lixo, Salvador

Energia compartilhada

Negociações sobre o preço da energia gerada na Usina Binacional Itaipu.

Após 2h, Lula e Lugo não chegam a acordo sobre Itaipu

Qui, 07 Mai, 09h07

Nove meses de negociações e duas horas de conversa formal, hoje, entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Fernando Lugo, não foram suficientes para que os dois países chegassem a um acordo sobre o preço da energia da usina binacional Itaipu. Lugo tomou posse em agosto do ano passado e fez da revisão do Tratado de Itaipu um ponto de honra política no cumprimento de uma promessa eleitoral. O governo Lula resiste a mexer no tratado para não abrir precedentes.

A assessoria do Itamaraty informou que os dois presidentes continuariam a negociar no jantar marcado no Palácio do Alvorada, ainda hoje. Por causa disso, admitindo a possibilidade de os dois países chegarem a um acordo, é que foi definido que não haveria nenhum tipo de declaração oficial nem assinatura de atos depois das reuniões no Itamaraty. O governo informou que qualquer declaração só será dada amanhã, na Base Aérea de Brasília, quando Lula e Lugo embarcam para uma viagem rumo ao Pantanal.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/


Binacional de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é uma usina hidrelétrica binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 14 km ao norte da Ponte da Amizade. A área do projeto se estende desde Foz do Iguaçu no Brasil e Ciudad del Este no Paraguai, ao sul, até Guaíra (Brasil) e Salto del Guairá (Paraguai) ao norte.

A Usina de Itaipu é resultado de intensas negociações entre os dois países durante a década de 1960. Em 22 de junho de 1966, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Juracy Magalhães, e do Paraguai, Sapena Pastor, assinaram a "Ata do Iguaçu", uma declaração conjunta que manifestava a disposição para estudar o aproveitamento dos recursos hidráulicos pertencentes em condomínio aos dois países, no trecho do Rio Paraná "desde e inclusive o Salto de Sete Quedas até a foz do Rio Iguaçu".

FONTE: http://pt.wikipedia.org/

Postado por Patrícia Campos às 10:23 Nenhum comentário:
Marcadores: Biomas do Brasil, energia elétrica, Paraguai, Usina Binacional Itaipu

Ahmadinejad veio escondido...hehehehehe

Postado por Patrícia Campos às 10:08 Nenhum comentário:

Mahmoud Ahmadinejad e a reeleição

As abobrinhas retóricas e a bolsa-batata de Ahmadinejad

08/05/2009 - 03:52 - Caio Blinder, de Nova York

NOVA YORK- Mahmoud Ahmadinejad não apareceu aí em Brasília esta semana, mas não vamos esquecer o tiranete iraniano. Ahmadinejad ficou em casa cultivando sua campanha de reeleição. Vamos rezar, em qualquer religião, para que ele perca em 12 de junho. Ele é "provocador e aventureiro". Não são acusaçõoes do lobby judaico, homossexual, feminista ou simplesmente das pessoas de bem.

As denúncias foram feitas por Mohsen Rezaei, outro conservador linha-dura da revolução xiita que concorre à presidência. Tanto Rezaei como outros dois candidatos, mais reformistas, fazem uma frente ampla para advertir que a reeleição de Ahmadinejad será um desastre para o Irã e que seu discurso incendiário é uma distração de graves problemas econômicos.

Há um consenso entre os candidatos (quem não concorda com as diretrizes básicas não pode concorrer na democracia relativa iraniana) de que o país deve seguir adiante com seu programa nuclear e não reconhecer a existência do Estado de Israel, mas existe uma distância das piores barbaridades retóricas e provocações gratuitas de Ahmadinejad, como negar o Holocausto. Mehdi Karroubi, um candidato mais reformista que fala em ampliar os direitos das mulheres, observa que não faz sentido negar fatos históricos como o extermínio dos judeus na Segunda Guerra Mundial.

Decisões supremas no Irã não cabem ao presidente de plantão e sim ao aiatolá Ali Khamenei, mas o vencedor de 12 de junho poderá determinar como algumas discussões, a destacar um possível diálogo com os EUA, são travadas, seja no sentido de engajar, seja no de emperrar. Mir Hossein Mousavi, o outro candidato reformista, é o mais empenhado em falar da necessidade de melhoria de relações com os países ocidentais e da urgência de uma prática de governo menos ideológica.

Uma munição potente dos adversários de Ahmadinejad é a incompetência econômica do presidente. Todos prometem um governo mais eficiente que neutralize altos índices de inflação e desemprego. Ahmadinejad disse certa vez que "rezava sempre para Deus para não entender de economia". As preces foram atendidas. Mas não podemos negar o apelo populista do negador do Holocausto. Ahmadinejad tem trânsito junto à massa rural iraniana e também à população pobre dos centros urbanos.

Seu jeitão simplório, profunda religiosidade e profundas mentiras sobre a história impulsionaram sua carreira. Agora ele impulsiona sua campanha distribuindo 400 mil toneladas de batata para o povo. Este programa bolsa-batata e as abobrinhas infames que ele vomita podem eventualmente semear a vitória em 12 de junho e uma nova data para visitar o Brasil.

FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/


O presidente iraniano sempre causando sensação...

Ahmadinejad chama Israel de "micróbio destruidor"

05/05/2009 - 15:47 - AFP

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad lançou, nesta terça-feira, em Damasco uma nova crítica virulenta a Israel, qualificando o país de "micróbio destruidor", sinônimo de "ocupação" e de "agressão".

Íntegra em: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo

Postado por Patrícia Campos às 09:49 Nenhum comentário:
Marcadores: Irã, Mahmoud Ahmadinejad

07 maio, 2009

Paz em guerra...

FONTE: www.beth-shalom.com.br
Postado por Patrícia Campos às 13:36 Nenhum comentário:

Visita do papa ao Oriente Médio

Mesmo dentro do Oriente Médio, barril de pólvora religioso - onde o islamismo é predominante - ainda há espaço para coexistência entre religiões.

Jornalista viaja ao Oriente Médio para acompanhar visita do papa à região.


Jordânia é considerada modelo de coexistência entre as religiões

07/05/2009 - 10:52 - Leandro Meireles Pinto, da Jordânia

MAR MORTO - O Reino Hashemita da Jordânia, primeira parada do papa Bento 16 durante sua visita ao Oriente Médio, é um país predominantemente muçulmano. Os jordanianos, no entanto, se orgulham em dizer que a tolerância religiosa e a boa convivência entre os povos é uma das características do país.

Cerca de 92% da população de 6,3 milhões de habitantes é composta de muçulmanos sunitas e outros 2%, de muçulmanos xiitas. Os cristãos são uma minoria de 6%, divididos especialmente entre gregos ortodoxos e católicos. Apesar de terem população menor, os cristãos compõem cerca de 15% do Parlamento jordaniano.

Em uma região que reúne o berço das três maiores religiões monoteístas - o cristianismo, o judaismo e o islamismo - a Jordânia é um país em que há convivência pacífica entre seus cidadãos de diferentes crenças.

"A Jordânia é um exemplo de relação entre as religiões. Existem as fronteiras políticas, mas a fé é uma só", afirma Salim Sayegh, bispo de Amã e autor do livro "Jordânia: o guia da peregrinação".


De acordo com o Vaticano, cerca de 109 mil católicos vivem na Jordânia. Durante a visita de Bento 16, diversos locais emblemáticos e sagrados para o cristianismo serão visitados e abençoados, como o Monte Nebo, onde, segundo a tradição cristã, Deus mostrou a Moisés a terra prometida, assim como Jerusalém (12 de maio), Belém (13) e Nazaré (14).

Mas o papa também tem espaço na agenda para contemplar outras religiões. No próximo sábado, Bento 16 terá um dos mais simbólicos eventos em sua agenda na Jordânia. Ele fará uma visita à mesquita Al Hussein bin Talal e se encontrará com líderes religiosos muçulmanos.

Desde 2006, quando Bento 16 fez um discurso no qual associava Maomé e o Islã à violência, a relação entre a cúpula da Igreja Católica e o Islã ficou estremecida. "Assim como fez na Turquia, ele visitará mais uma vez uma mesquita. Desta vez, na Jordânia. O gesto do papa de orar em uma mesquita foi um dos mais importantes e significativos. Mostrou a vontade de conversar e de paz de Bento 16", afirma o teólogo Fernando Altameyer, professor da PUC-SP.

Nada que possa abalar a convivência religiosa jordaniana, no entanto. Com uma grande quantidade de muçulmanos no país, é comum ver igrejas e mesquitas lado a lado, mulheres usando o shia, lenço que cobre a cabeça e os braços, ao lado de mulheres sem nehuma proteção.

"Um dos principais aspectos desta viagem do papa é o diálogo entre o Islã e o cristianismo. Aqui na Jordânia, nós não nos tratamos por diferenças religiosas. Nós não somos diferentes, somos irmãos", afirmou o padre padre Rifat Bader, porta-voz da Igreja Católica na Jordânia.

A Constituição garante liberdade religiosa ao povo e as escolas públicas e privadas recebem alunos cristãos, muçulmanos e judeus, sem fazer restrições à religião. "Somos cidadãos da Jordânia, não viemos de outro país. Nós não fazemos guetos cristãos ou muçulmanos. Vivemos juntos aqui há 1.400 anos", afirma o bispo Selim Sayegh.

"A Jordânia sempre foi um modelo de coexistência entre as religiões e é um exemplo que deve ser seguido pelo resto do mundo", conclui o padre Riaft Bader.

FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/

Postado por Patrícia Campos às 12:51 Nenhum comentário:

06 maio, 2009

Energia alternativa

Navios movidos a vela. Ação para economia e diminuição da poluição.


Você já viu navios à vela?

Elas tem uma tecnologia alemã que funcionam como as pipas e economizam até 50% de combustível - são uma alternativa limpa para propulsão de navios cargueiros.

Abril 29, 2009 07:34 PM

Da Revista Sustenta

Você certamente já ouviu falar de barco à vela. E de navio à vela? A proposta também soou como brincadeira para os investidores no início do projeto, que encararam com ceticismo a idéia de uma vela movimentar um navio cargueiro. No entanto, a invenção alemã saiu do papel e hoje já cruza os oceanos do mundo todo.

Utilizada como sistema de propulsão auxiliar, o Skysails, como a criação foi batizada, pode reduzir o uso de combustível em até 50%, diminuindo assim a emissão de poluentes na atmosfera – 146 milhões de toneladas de CO­2 ao ano, a empresa calcula.

A vela tem formato de “paraglider”, 160 metros quadrados e flutua de 100 a 300 metros acima do nível do mar, onde os ventos são mais fortes. Ligada por um cabo à proa do navio, é controlada por piloto automático, e pode ser acionada ou desligada durante a viagem de acordo com as condições meteorológicas. “O Skysails funciona como uma asa de avião, só que é costurado com um tecido high tech ultraleve. Ele está equipado com sensores que medem a velocidade e a direção do vento. O autopiloto, então, o dirige de tal forma a aproveitar ao máximo a energia do vento”, explicou o inventor e engenheiro alemão Stefan Wrage à agência de notícias alemã Deutsche Welle.

Wrage conta que a idéia de construir uma vela propulsora de navios surgiu quando tinha 15 anos e seus dois hobbies eram empinar pipas e andar de barco. “A idéia veio depois que percebi a imensa energia gerada pela minha pipa em movimento”, ele descreveu ao jornal britânico The Independent. “No dia seguinte, andei de bote e notei que ele ia muito devagar. Então levantei a questão: por que não podemos usar a imensa energia do vento para movimentar barcos? Nunca entendi isso como impossível”.

Os investidores, porém, demoraram a acreditar, como Wrage, que o projeto era mais do que possível: economicamente viável. Segundo ele, depois de suas apresentações era considerado um louco. “As pessoas me falavam que não funcionaria, mas ninguém explicava por que achavam isso”, ele afirmou ao jornal britânico The Guardian. Em 2005, porém, o preço do barril de petróleo aumentou acima de US$ 60 o barril. “De repente, ficou muito mais fácil de levantar dinheiro”, conta Wrage.

Ainda assim, há quem não bote fé no Skysails. Mesmo a empresa tendo ganhado mercado nos últimos anos. “A indústria é, por natureza, muito conservadora e cuidadosa”, justificou Edwin Lampert, editor da revista Marina Engineers Review, ao Guardian.

De acordo com reportagem da Rede Globo, cada vela do Skysails custa em torno de R$ 5 milhões, ou um pouco mais de € 1,6 milhão, “um custo, segundo os capitães dos navios que já operam com o sistema, que pode ser recuperado em apenas 50 viagens transatlânticas. Ou seja, em 10 anos, no máximo, o investimento se paga só com a economia que o vento provoca.”

FONTE: http://www.planeta-inteligente.com
Postado por Patrícia Campos às 21:11 Nenhum comentário:
Marcadores: CO­2, Energia alternativa, navios à vela

03 maio, 2009

Em tempos de gripe...

FONTE: oferrao.atarde.com.br/
Postado por Patrícia Campos às 18:24 Nenhum comentário:

Gripe suína: gripe globalizada

O surto de gripe provocada pelo vírus influenza A subtipo H1N1, conhecida como gripe suína, está se espalhando pelo globo. Um vírus, uma entidade invisível a olho nú, é capaz de chegar a todos os pontos do planeta numa velocidade tão grande. Hoje, até as doenças se tornam globalizadas num piscar de olhos...

OMS pede maior vigilância da gripe em humanos e animais

GENEBRA (Reuters) - A vigilância contra a gripe deve ser intensificada tanto em relação a humanos quanto a animais, agora que o vírus H1N1 infectou porcos no Canadá, disse neste domingo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Peter Ben Embarek, especialista da OMS em segurança alimentar, enfatizou que não há recomendação para sacrificar porcos em nenhum lugar do mundo por conta do vírus. Segundo ele, a carne de porco bem cozida e produtos à base de porco continuam seguros para o consumo.

Será?

Íntegra em: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/

Novos casos suspeitos de gripe H1N1 no DF e no MS--ministério

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Saúde informou neste domingo que as autoridades detectaram dois novos casos de suspeitos de infecção pelo vírus H1N1 no Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul, elevando o total de casos suspeitos no país a 15.

Seis dos casos atualmente considerados suspeitos estão em São Paulo, 3 no Rio de Janeiro, 3 em Minas Gerais, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 no Espírito Santo e 1 no DF. Outros 44 casos estão sendo monitorados no país, segundo o ministério, e 43 casos foram descartados.

Neste domingo, a Colômbia informou ter confirmado a contaminação pelo vírus da febre suína no país em um paciente, tornando-se o primeiro país sul-americano a registrar um caso da doença, cujo epicentro está no México e já se espalhou por 19 países.

Íntegra em: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/

Mas, o que é a gripe que está sendo chamada de suína?

Doença infectocontagiosa ocasionada por uma variante do Influenza virus A H1N1. A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Segundo estudiosos, não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsos destrói quaisquer microorganismos patogênicos. Não foram identificados animais (porcos) doentes no local da epidemia (México). Trata-se, possivelmente, de um vírus mutante, com material genético das gripes humana, aviária e suína.

Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarréia e vômitos que a gripe convencional.

De acordo com a OMS, os medicamentos antiviral oseltamivir e zanamivir, em testes iniciais mostraram-se efetivos contra o vírus H1N1.

A OMS declarou em 25 de Abril que a epidemia é um caso de "emergência na saúde pública internacional", significando que os países em todo o mundo deverão acentuar a vigilância em relação à propagação do vírus.

FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Influenza_A_(H1N1)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Surto_de_gripe_su%C3%ADna_de_2009
Postado por Patrícia Campos às 17:57 Nenhum comentário:

02 maio, 2009

Economia e recursos naturais

Ajude o planeta e o seu bolso: saiba como economizar energia
Sex, 1 Mai, 13h10

SÃO PAULO - Cerca de 20% de toda a eletricidade produzida no planeta é utilizada para iluminação . No entanto, grande parte dessa energia é desperdiçada ou porque 70% dos produtos de iluminação empregados utilizam componentes com tecnologia antiga ou simplesmente por maus hábitos, de acordo com a GE Iluminação.

Diante disso, agora que o verão já foi embora, dá para aproveitar que o friozinho está chegando para economizar energia. Para isso, bastam algumas medidas simples. Assim, você ajuda o planeta e o seu bolso!

De olho no ambiente

Para reduzir o consumo de energia , a primeira coisa a ser feita é olhar o ambiente, seja onde você mora seja no local onde trabalha. Para começar, substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes pode representar uma economia de mais de 80%.

O melhor de tudo é que, segundo os especialistas da GE Iluminação, as lâmpadas fluorescentes iluminam tanto quanto as incandescentes, mas consomem quatro vezes menos energia e duram até 12 vezes mais.

Além disso, prefira utilizar lâmpadas e sistemas de iluminação fabricados com materiais que refletem ou distribuem energia, ao invés de absorvê-la. Quando for utilizar luminárias, os especialistas da GE recomendam utilizar aquelas com fluxo luminoso ou coeficiente de iluminação entre 0,33 e 0,5, para espaços pequenos, e entre 0,55 e 0,8, para espaços grandes.

E não se esqueça: ao terminar a vida útil das lâmpadas, recicle as fluorescentes.

Pintar as paredes com cores claras e deixar sempre as cortinas abertas, para que o sol entre, são medidas simples que também ajudam a economizar. As cores claras refletem a luz, facilitando a iluminação do ambiente, demandando, assim, menos energia. Ao anoitecer, feche as janelas, para evitar a perda de calor.

De olho na tecnologia

Na hora de iluminar seu quintal ou o portão de casa, o melhor é utilizar luzes com sensores de movimento, que só acendem durante a noite e quando detectam a presença de alguém. O sensor reduzirá ainda mais o consumo de energia.

Prefira abajures e luminárias em vez de iluminar cômodos inteiros, pois esses elementos reduzem a voltagem das lâmpadas. Lembre-se que excesso de luz artificial é tão prejudicial para os olhos quanto a falta de luz. E, não esqueça, apague as luzes ao sair do cômodo.

Além disso, ao comprar produtos para iluminação, eletrodomésticos e artigos, atente para a certificação de eficiência energética. Os produtos certificados podem reduzir o consumo de energia em até 75%.

De olho nos aparelhos

Entre os vilões da conta de luz, o chuveiro e a geladeira são os que mais contribuem para o aumento dos gastos, respondendo por 25% e 30%, respectivamente, de toda energia utilizada em uma casa.

Ao diminuir o número de vezes em que se abre a porta da geladeira, não guardar alimentos quentes, verificar as condições da borracha de vedação e não secar roupas atrás do aparelho, é possível diminuir os gastos no final do mês.

No caso do chuveiro, a economia pode chegar a 30%, somente pelo fato de ele estar na posição verão. Com o frio, não precisa ficar mais que cinco minutos debaixo do chuveiro. Lembre-se de que, além de gastar energia, demorar no banho desperdiça água.

Aparelhos eletrônicos que ficam em stand-by, com a luz vermelha acesa indicando que estão prontos para entrar em funcionamento, podem encarecer uma conta de luz em até 15%. Tirar esses equipamentos da tomada pode ser uma boa atitude para o seu bolso.

Porém, essa medida não deve ser feita com todos os aparelhos, já que retirar da tomada um produto que será usado novamente em um curto período de tempo pode prejudicar a vida útil do equipamento.


FONTE: www.yahoo.com

Postado por Patrícia Campos às 18:00 Um comentário:
Marcadores: Economia, Meio ambiente, recursos naturais, tecnologia

Bom feriado prolongado...

FONTE: grandeponto.blogspot.com
Postado por Patrícia Campos às 15:49 Nenhum comentário:

Dia do Trabalho: o que comemoramos?

Com a crise econômica no mundo e as dificuldades trazidas por ela, nada mais apropriado para refletir no Dia do Trabalho do que a "importância do trabalho"...

Postado por Patrícia Campos às 15:43 Nenhum comentário:

É mais ou menos assim...


FONTE: http://www.gutierrez.pro.br/
Postado por Patrícia Campos às 15:34 Nenhum comentário:

Dia do Trabalho

O dia do Trabalho foi marcado por protestos em todo o mundo. Esse título [com variações] é o que mais foi visto em reportagens que trataram ontem sobre o dia do trabalho em vários países. A coisa não tá difícil só aqui...

Fonte da FOTO: http://noticias.sapo.cv/

Dia do Trabalho é marcado por protestos pelo mundo

Na Alemanha e Turquia, houve confrontos com a polícia.
No México, sindicatos tiveram que suspender ações por conta da doença.

Do G1, com agências

Capitais do mundo todo celebram nesta sexta-feira (1) o Dia do Trabalho, tendo como pano de fundo a crise econômia que deixou milhões de desempregados e o temor da gripe suína.

Um dos primeiros protestos na Europa, que enfrenta a recessão mais grave desde a Segunda Guerra Mundial, aconteceu durante a madrugada em Berlim, onde 49 pessoas foram detidas após confrontos, tradicionais na data, entre grupos de extrema esquerda chamados "autônomos" e a polícia.

Mais tarde, milhares de pessoas se reuniram em diversos pontos da Alemanha para protestar, em calma, contra as demissões na maior economia da Europa, onde o governo prevê para 2009 uma recessão de 6%.

"Precisamos de uma ordem econômica que tenha como objetivo o bem-estar das pessoas e não para que os ricos fiquem mais ricos", afirmou Detlef Wetzel, presidente do poderoso sindicato metalúrgico alemão.

Na França, milhares de pessoas compareceram à convocação conjunta das oito principais centrais sindicais do país para criticar a política econômica do presidente Nicolas Sarkozy.

Como sinal da tensão social crescente, o país registrou nos últimos meses vários casos de executivos retidos por trabalhadores de empresas que haviam anunciado demissões ou fechamento.

Em Viena, 100.000 pessoas convocadas pelo Partido Socialdemocrata Austríaco (SPOe) pediram "igualdade fiscal".

Na Itália, os dirigentes dos principais sindicatos do país se reuniram em L'Aquila para manifestar a solidariedade dos trabajadores com as vítimas do terremoto de 6 de abril, que matou 295 pessoas na região.

Em Istambul, no outro extremo da Europa, foram registrados choques entre e manifestantes e a polícia turca. Milhares de trabalhadores compareceram ao centro da cidade para protestar contra as autoridades. O 1º de maio voltou a a ser feriado na Turquia depois de 30 anos.

Em Moscou, 2.000 simpatizantes do Partido Comunista se reuniram diante da estátua de Karl Marx com fotos de Lenin e bandeiras vermelha. Grupos de extrema direita enfrentarm a polícia em São Petersburgo e quase 100 pessoas foram detidas.

Na capital russa, os discursos foram centrados na crise econômica mundial e na defesa da reinstauração do regime comunista, que acabou em 1991 com a dissolução da União Soviética.

América do Norte e Ásia

No México, a data é marcada pelo temor da gripe suína. O país é o epicentro da doença, que já deixou 11 mortos e pelo menos 300 casos confirmados.

Os sindicatos se viram obrigados a suspender as manifestações, a pedido do governo, que pediu à população para permanecer em casa durante o fim de semana prolongado para evitar os contágios.

Na Ásia, Taiwan, sexta maior economia do continente, também foi cenário de manifestações a favor do emprego, já que a ilha nacionalista registrou em março um índice recorde de 5,8% de desemprego.

FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo
Postado por Patrícia Campos às 15:20 Nenhum comentário:
Marcadores: desemprego, protestos, Trabalho
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Passaram por aqui:

Horário GMT - 3 horas [Bahia]

Horário GMT - 4 horas [Mato Grosso]

O início...

O início...

Previsão do Tempo

Arquivo do blog

  • ►  2017 (1)
    • ►  dezembro (1)
  • ►  2014 (5)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (4)
  • ►  2013 (13)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (4)
  • ►  2010 (46)
    • ►  julho (6)
    • ►  junho (6)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (19)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (6)
    • ►  janeiro (5)
  • ▼  2009 (153)
    • ►  dezembro (8)
    • ►  novembro (11)
    • ►  outubro (12)
    • ►  setembro (18)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (12)
    • ►  junho (21)
    • ▼  maio (31)
      • Barragens
      • Rompimento da Barragem Algodões - PI
      • Dia do geógrafo
      • Sem descanso
      • Novo teste nuclear norte-coreano: mais ameaças
      • Sol frio
      • Atlantis volta para casa
      • Vida no planeta Terra
      • Lançamento de míssel iraniano incomoda os EUA
      • Desafio para Bush
      • Segurança na aviação brasileira: 5ª melhor do mundo
      • O preço que pagamos pela poluição
      • Lula na China
      • Lula "nas Arábias"
      • 13 de maio - Abolição da escravatura
      • Dia das mães através dos tempos
      • Chuva em Salvador...
      • Salvador: cidade de papel
      • Energia compartilhada
      • Ahmadinejad veio escondido...hehehehehe
      • Mahmoud Ahmadinejad e a reeleição
      • Paz em guerra...
      • Visita do papa ao Oriente Médio
      • Energia alternativa
      • Em tempos de gripe...
      • Gripe suína: gripe globalizada
      • Economia e recursos naturais
      • Bom feriado prolongado...
      • Dia do Trabalho: o que comemoramos?
      • É mais ou menos assim...
      • Dia do Trabalho
    • ►  abril (18)
    • ►  março (13)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2008 (168)
    • ►  dezembro (17)
    • ►  novembro (14)
    • ►  outubro (32)
    • ►  setembro (34)
    • ►  agosto (44)
    • ►  julho (27)

Pesquisar este blog

Quem somos nós

Minha foto
Patrícia Campos
Patrícia Campos
Ver meu perfil completo

Bloglist

  • Agroecologia no CEPARL
  • Aquecimento Global
  • ATUALIZANDO AS CIÊNCIAS NATURAIS
  • Diário do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores
  • Educadores de Sucesso
  • Ofício Professor
  • Profissão: Geógrafo
  • Progresso Verde
  • Sorriso Pensante
  • Um Mundo Global

SEGUIDORES

Aulas de campo

Oportunidade de viver o que se trata em sala de aula.

Parque da Cidade - Salvador/BA

Parque da Cidade - Salvador/BA

Subúrbio Ferroviário - Salvador/BA

Subúrbio Ferroviário - Salvador/BA

Análise dos contrastes sociais na mesma cidade.

Parque de Pituaçu - Salvador/BA

Parque de Pituaçu - Salvador/BA
Estudo do domínio morfoclimático Mata Atlântica

Solar do Unhão - Salvador/BA

Solar do Unhão - Salvador/BA

Gamboa - Salvador/BA

Gamboa - Salvador/BA
Urbanização: o antigo conjunto arquitetônico convivendo com a ocupação espontânea

Feira de São Joaquim - Salvador/BA

Feira de São Joaquim - Salvador/BA

Produção agrícola do Recôncavo baiano vendido na capital

Barra do Jacuípe - Camaçari/BA

Barra do Jacuípe - Camaçari/BA
Estudo rio Jacuípe

Barra do Paraguaçú/BA

Barra do Paraguaçú/BA

Mutá/BA

Mutá/BA

Salina das Margaridas/BA

Salina das Margaridas/BA
Estudo da hidrografia na região da Baía de Todos os Santos e as atividades econômicas.

São Francisco do Iguape- Santo Amaro/BA

São Francisco do Iguape- Santo Amaro/BA

Represa de Pedra do Cavalo - São Félix e Cachoeira/BA

Represa de Pedra do Cavalo - São Félix e Cachoeira/BA

Ponte entre Cachoeira e São Félix/BA

Ponte entre Cachoeira e São Félix/BA
Estudo geo-histórico e ambiental da região do Recôncavo baiano.

Canudos/BA

Canudos/BA

Parque arqueológico de Canudos

Parque arqueológico de Canudos

Açude Cocorobó - Canudos/BA

Açude Cocorobó - Canudos/BA
Análise hidrográfica, geológica e climática da região de Canudos.

Interessantes

  • 10emtudo
  • Ambiente Brasil
  • Apolo_11
  • Charges.com
  • Conder mapas RMS [Região Metropolitana de Salvador]
  • Greenpeace
  • http://www.infoescola.com/
  • Jogos de geografia
  • National Geographic Brasil
  • Paises@
  • Portal do meio ambiente
  • Vi o mundo

Imagens espetaculares

Belas paisagens pelo mundo.

Blue Hole - Belize

Blue Hole - Belize

Monte Kilimanjaro - Tanzânia

Monte Kilimanjaro - Tanzânia

Arizona - EUA

Arizona - EUA

Ilhas Seychelles

Ilhas Seychelles

Fernando de Noronha - Brasil

Fernando de Noronha - Brasil

Vulcão Cumbre Vieja - Ilhas Canárias/Espanha

Vulcão Cumbre Vieja - Ilhas Canárias/Espanha

Ilhas Maldivas

Ilhas Maldivas

Deserto - Austrália

Deserto - Austrália

Alpes - França

Alpes - França

Gruta do Lago Azul/MS - Brasil

Gruta do Lago Azul/MS - Brasil

Bow Lake - Canadá

Bow Lake - Canadá

Rio Nilo - Egito

Rio Nilo - Egito

Monte Fuji - Japão

Monte Fuji - Japão

Maranhão - BRASIL

Maranhão - BRASIL

Geleira na Patagônia - Argentina

Geleira na Patagônia - Argentina

Lago - Nova Zelândia

Lago - Nova Zelândia

Ilha de Bora-Bora - Polinésia Francesa

Ilha de Bora-Bora - Polinésia Francesa

Atlas

Atlas

Atlas - o homem que carregou o mundo nas costas

Atlas (em grego, Ατλασ) - também chamado Atlante - foi um dos titãs gregos,o primeiro rei da mítica Atlântida.
Atlas, com outros titãs, forças do caos e da desordem, pretenderam alcançar o poder supremo, pelo que atacaram o Olimpo e combateram ferozmente Zeus e aliados.
Zeus, triunfante, castigou seus inimigos - escravos da matéria e dos sentidos, inimigos da espiritualização harmonizadora - lançando-os no Tártaro, a região mais profunda do Hades, para que de lá nunca fugissem. Reservou para Atlas, porém, uma pena especial: pô-lo a sustentar, nos ombros e para sempre, o céu.

Atlas - nome presente na geografia e medicina

Por ser o senhor das águas distantes, o Oceano além do Mediterrâneo homenageia o titã: Atlântico.
O Atlas é ainda a Cordilheira que ergue-se para o céu, separando o norte da África do restante do continente.

Finalmente, na cartografia, Atlas é o coletivo de mapas, a coleção de cartas que representam o planeta Terra.

Além de emprestar seu nome a estas acepções, Atlas nomeia a primeira vértebra da coluna cervical - uma clara referência ao local onde sustentava o gigantesco peso a que fora condenado suportar.

Filmes indicados para aula

  • A Era do Gelo I e II
  • A fuga das galinhas
  • A lista de Schindler
  • A Vila
  • Adeus Lenin
  • Apocalypto
  • Caçada ao Outubro Vermelho
  • Coisas Belas e Sujas
  • Diamante de sangue
  • Hotel Ruanda
  • O caçador de pipas
  • O dia depois de amanhã
  • O Senhor das Armas
  • Os Eleitos
  • Rambo II e III
  • Twister
  • Uma verdade Inconveniente
 

Hora no mundo

Passe o mouse na região desejada para saber a hora.