14 abril, 2009

Mapas e texto Massas de ar - LINCE

Massas de ar no Brasil



Atuação das massas de ar no Brasil - Verão e Inverno



Massas de ar no Brasil

As massas de ar são porções individualizadas do ar atmosférico que trazem em suas características e propriedades, as condições gerais do tempo dos locais onde se formam. O deslocamento das massas são provocados pela diferença de pressão e temperatura entre as diversas áreas da superfície. Portanto, as massas de ar estão geralmente associadas a sistemas de baixa e alta pressão. As áreas de baixa pressão são receptoras de ventos e com grande instabilidade atmosférica caracterizada por grande nebulosidade e precipitação elevada. Já as áreas de alta pressão tendem a ter menores temperatura e são dispersoras de ventos, portanto tem em sua característica não ter nebulosidade e possuir estabilidade atmosférica.

MASSAS QUE ATUAM NO BRASIL

As zonas climáticas brasileiras são influenciadas pela atuação de cinco massas de ar:

1. Massa Equatorial Continental (mEc)

É uma massa quente e instável originada na Amazônia Ocidental, que atua sobre todas as regiões do país. Apesar de continental é uma massa úmida, em razão da presença de rios caudalosos e da intensa transpiração da massa vegetal da Amazônia, região em que provoca chuvas abundantes e quase diárias, principalmente no verão e no outono. No verão, avança para o interior do país provocando as “chuvas de verão”.

2. Massa Equatorial Atlântica (mEa)

É quente, úmida e originária do Atlântico Norte (próximo à Ilha de Açores). Atua nas regiões litorâneas do Norte do Nordeste, principalmente no verão e na primavera, sendo também formadoras dos ventos alísios de nordeste.

3. Massa Tropical Atlântica (mTa)

Origina-se no Oceano Atlântico e atua na faixa litorânea do Nordeste ao Sul do país. Quente e úmida, provoca as chuvas frontais de inverno na região Nordeste a partir do seu encontro com a Massa Polar Atlântica e as chuvas de relevo nos litorais sul e sudeste, a partir do choque com a Serra do Mar. Também é formadora dos ventos alísios de sudeste.

4. Massa Polar Atlântica (mPa)

Forma-se no Oceano Atlântico sul (próximo à Patagônia), sendo fria e úmida e atuando sobretudo no inverno no litoral nordestino (causa chuvas frontais), nos estados sulinos (causa queda de temperatura e geadas) e na Amazônia Ocidental (causa fenômeno da friagem, queda brusca na temperatura).

5. Massa Tropical Continental (mTc)

Originada na Depressão do Chaco, é quente e seca e atua basicamente em sua área de origem, causando longos períodos quentes e secos no sul da região Centro-oeste e no interior das regiões Sul e Sudeste.

LEMBRAR DE FAZER RESUMO DO TEXTO ACIMA PARA PÔR NO CARTAZ, ALÉM DE PESQUISAR SOBRE AS MASSAS DE AR NO MUNDO, RESUMIR, E TAMBÉM COLOCAR NO CARTAZ.

5 comentários:

rebeca disse...

Ótima exposição do conteúdo. Foi de grande utilidade. Obrigado.

Lucas Sd D. Pedrito disse...

gostei do modo simplificado que foi exposto o conteudo [abraz

Lucas Sd D. Pedrito disse...

gostei do modo simplificado que foi exposto o conteudo [abraz

Anônimo disse...

que bosta

Anônimo disse...

Muito bom resumo do tema
Parabéns