E a Coreia do Norte faz o lançamento de um foguete que, segundo sua irmã sulina, não continha nenhum satélite, como afirmavam os norte-coreanos. E se cria novo alvoroço no leste da Ásia.
TÓQUIO/SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte disparou um foguete de longo alcance sobre o Japão neste domingo, provocando protestos internacionais e levando o Conselho de Segurança das Nações Unidas a marcar uma reunião de emergência neste domingo.
A mídia oficial do regime comunista norte-coreano afirmou que um satélite havia sido colocado em órbita, e que ele agora circulava o planeta transmitindo músicas revolucionárias. Contudo, os Estados Unidos e a Coréia do Sul disseram que nada havia entrado em órbita.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou que o Conselho de Segurança deveria enviar uma mensagem enfática à Coreia do Norte por conta do que analistas acreditam que foi, de fato, o teste de um míssil desenvolvido para transportar uma ogiva a uma distância equivalente a até o Alasca.
O lançamento do foguete é o primeiro grande desafio de Obama relacionado à Coreia do Norte. Os esforços norte-coreanos para ter armas nucleares há tempos preocupam Washington. O regime comunista testou um dispositivo nuclear em 2006.
"Com esse ato de provocação, a Coreia do Norte ignorou as suas obrigações internacionais, rejeitou os pedidos por moderação e se isolou ainda mais da comunidade de nações", disse em comunicado Obama, num giro pela Europa.
Mais tarde, o presidente dos Estados Unidos afirmou que a Coreia do Norte deve ser forçada a mudar.
Mais em: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário