07 outubro, 2008

Estrutura interna da Terra


O que existe no centro da Terra?

O chefe do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Roberto Cunha, explica que o núcleo da Terra é formado por uma grande bola de ferro e níquel, com raio de 3.480 km. Um terço dessa bola, a parte interna, é sólido.

O restante do metal está em estado líquido. Em seguida, subindo, temos mais 2.885 km de raio para a camada chamada de manto, feita de silicato - material semelhante às rochas -, até chegar à superfície.

A crosta da superfície é extremamente fina, se comparada às outras duas estruturas mais profundas: chega a, no máximo, 40 km em regiões de cordilheiras [alguns livros informam 70 km], e a 12 km em alguns mares, conta o professor.

Quando se vê esses números, a frase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao falar da descoberta do pré-sal - de que daqui a pouco a Petrobras iria encontrar japoneses, de tão fundo que fura em busca de petróleo -, comprova-se ainda mais apenas uma brincadeira.

Até porque o mais fundo que o ser humano chegou, segundo o professor Cunha, foi cerca de 10 km. Uma equipe japonesa que perfurou na fossa das Marianas, próximo às Ilhas Marianas, no Oceano Pacífico, comprovou o que cientistas apenas imaginavam: que o topo do manto é feito com rocha gabro. "Fizeram o furo para provar isso, o que os cientistas só estimavam", lembra Cunha.

Esse texto foi retirado do site Terra, na seção de perguntas dos internautas sobre Geografia
Disponível em: http://noticias.terra.com.br/educacao/

Nenhum comentário: