02 outubro, 2008

Enquanto isso no espaço sideral...


Sonda Messenger sobrevoará Mercúrio pela segunda vez

WASHINGTON (AFP) - A sonda americana Messenger fará em 6 de outubro um segundo sobrevôo de Mercúrio, dos três previstos, para terminar de fotografar a face oculta do menor planeta do sistema solar, informou a Nasa, nesta quarta-feira.

A Messenger sobrevoará Mercúrio a uma altitude de 201 km, e suas câmeras vão tirar mais de 1.200 imagens da superfície. Durante seu primeiro sobrevôo, em 14 de janeiro, a Messenger transmitiu inúmeras fotos de quase 20% da zona jamais observada desse planeta."Esse segundo sobrevôo nos mostrará uma região totalmente nova da superfície de Mercúrio, situada nos pólos da parte descoberta durante a primeira passagem da Messenger", explicou a responsável científica do sistema de imagens de Mercúrio e física da Universidade Johns Hopkins em Laurel (Maryland, leste), Louise Prockter.

Essa segunda passagem também deve trazer mais surpresas sobre o processo físico que caracteriza a atmosfera desse pequeno planeta, assim como mais dados sobre as partículas no interior e ao redor do campo magnético de Mercúrio.Um importante objetivo dessa fase orbital da missão é determinar a composição da superfície de Mercúrio.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/081002/saude/eua_espa__o_nasa

Nenhum comentário: