01 setembro, 2009

Mais um furacão


O furacão Jimena se formou no Pacífico próximo ao resort mexicano de Acapulco no sábado dia 29/08, e o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NCH, na sigla em inglês) informou que a tormenta poderia ganhar força no domingo, o que de fato aconteceu.

O Jimena atingiu nesta segunda-feira (31) o nível 5, o mais alto da escala de Saffir-Simpson, ao alcançar ventos de 250 quilômetros por hora no Oceano Pacífico mexicano, se encaminhando para a península da Baixa Califórnia, segundo o serviço de meteorologia do país.

Furacões de Categoria 5 são "extremamente perigosos", de acordo com o centro de furacões, e podem causar estragos devastadores em terra.

Grande parte da Baixa Califórnia é formada de deserto e montanhas pouco povoadas, mas Los Cabos é uma movimentada área de resorts frequentada por turistas americanos por seus campos de golfe, hotéis de alto nível, praias e iates.

O centro de furacões disse que o Jimena pode despejar de 13 a 25 cm de chuvas na porção sul da península.

Este é o segundo furacão na região leste do Pacífico nesta temporada na região, depois que o Andres atingiu a mesma região em junho, causando a morte de um pescador. O furacão Carlos se formou em julho, mas região bem distante do continente para representar perigo.

FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/


Nenhum comentário: