11 setembro, 2009

11 de setembro 2001: 8 anos do atentado

Hoje completa 8 anos do atentado terrorista que marcou o início do milênio: o ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center, na cidade de Nova York, quando 2 aviões, tomados em sequestro por terroristas do Al Qaeda, grupo comandado por Osama Bin Laden, atingiram os prédios (que depois desabaram).

No mesmo dia (supostamente) houve outro ataque, também com um avião, ao Pentágono ( Quartel General do Departamento de Defesa dos Estados Unidos), porém, existem informações desencontradas.

Há diferentes versões para o evento, desde a que a segurança do país tinha grandes falhas (o que foi bastante estranhado, levando em consideração que os EUA como grande potência, investe muito no setor militar/armamentista), mas que sendo verdade, revelaria a vulnerabilidade da segurança estadunidense, até a teoria de que o atentado foi 'facilitado' pelo governo Bush para ter alavancada a produção armamentista que na época não ia muito bem e assim poder movimentar a economia do país.

Teorias a parte, o saldo não foi nada interessante em termos de vida, já que muitas foram perdidas, e seja lá a que interesses de cada lado essas mortes atenderam, as pessoas que se beneficiaram perderam uma grande oportunidade de serem humanos.


Museu divulga cenas inéditas de 11 de Setembro; tragédia faz oito anos

O Museu e Memorial Nacional 11 de Setembro lançou um site no qual reuniu sua coleção de vídeos e imagens registrados por cidadãos que testemunharam o ataque terrorista de 11 de Setembro, que completa oito anos.

Entre o acervo do museu, estão imagens de uma câmera no Brooklin que exibe, através de uma cerca de arame, a fumaça preta que saía de uma das Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, quando um avião atravessa o outro edifício. O ataque deixa o ar repleto de pedaços de papéis, alguns dos quais caem nas mãos do cinegrafista.

FONTE: http://www.ipoom.com.br/

Um dos vídeos: http://www1.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário: