08 julho, 2010

Energia limpa no ar


Avião movido a energia solar consegue completar vôo noturno.

O Solar Impulse é tão leve como um carro médio de 1500 quilogramas mas tem uma envergadura de mais de 60 metros. O avião trabalha só a energia solar de dia e de noite.


O avião experimental aterrissou na manhã desta quinta-feira (8) no aeroporto da localidade suíça de Payerne, e completou sem problemas o primeiro voo noturno da história de uma aeronave movida unicamente por energia solar. O protótipo conseguiu manter-se no ar por 26 horas seguidas.

A aeronave - dotada com 12 mil células fotovoltaicas, de uma envergadura de 63,4 metros e 1,6 tonelada - decolou na quarta-feira (7) em condições meteorológicas ideais até os 8.700 metros de altura, um recorde para um aparelho deste tipo.

Seu objetivo era acumular energia solar necessária para manter-se no ar durante a noite. A aeronave tem quatro motores elétricos alimentados por baterias que são recarregadas pelas células que cobrem toda a sua asa.

O avião, pilotado por André Borschberg, realizou várias manobras durante seu voo noturno a uma velocidade de 50 km/h a fim de preservar ao máximo a energia que tinha acumulado.

FONTES:

http://quarksegluoes.blogspot.com/

http://g1.globo.com/mundo/

Nenhum comentário: