07 julho, 2010

Chuvas no Nordeste brasileiro - ajuda aos atingidos

Há semanas arrasando os estados de Pernambuco e Alagoas, as chuvas deixaram mais de 150 mil desabrigados ou desalojados.

Campanhas para arrecadação de alimentos, roupas, remédios e produtos de limpeza vêm acontecendo desde o início da tragédia. Muitas pessoas de vários estados estão ajudando, mas hoje os mais necessários são produtos de higiene pessoal e limpeza, pois o quadro de saúde nas cidades atingidas não é bom devido à falta de higiene adequada dos locais que abrigam as famílias.

Procure na sua cidade os postos de arrecadação de donativos e dê preferência a produtos de limpeza como sabonetes, sabão em pó, água sanitária, detergentes, dentre outros.

Defesa Civil encerra buscas por desaparecidos de enchentes em Alagoas

A Defesa Civil de Alagoas informou nesta quarta-feira (7) que foram encerradas as buscas por pessoas desaparecidas durante as enchentes no Estado. Segundo o órgão, o Corpo de Bombeiros segue de plantão, mas apenas para atuar mediante informações sobre a localização de possíveis corpos. De acordo com dados fornecidos pelos municípios atingidos, 69 pessoas ainda estão desaparecidas desde o dia 18 de junho.

Segundo a Defesa Civil, todas as áreas dos leitos dos rios que alagaram foram vasculhadas mais de uma vez por equipes em terra e em helicópteros. Mergulhadores e cães farejadores também participaram das operações.

De acordo com o major Sandro Cavalcante, chefe do setor de comunicação da Defesa Civil, as equipes já realizaram buscas em todos os vales do Mundaú e do Paraíba, incluindo as lagoas onde esses rios desembocam.

Cavalcante informou ainda que as equipes de militares de outros Estados, que vieram para Alagoas e participaram das buscas, já estão deixando o Estado.

Nesta quarta-feira (7), um corpo foi encontrado próximo ao rio Mundaú, no município de Murici, na zona da mata. O cadáver foi levado para o Instituto Médico Legal de Maceió, que deve apontar a causa da morte. Essa vítima ainda não foi contabilizada nos dados oficiais do órgão, que apontam 37 mortos.

Ontem (6) chegou a ser informado que um corpo foi encontrado no município de Branquinha, e que poderia ser uma nova vítima, mas a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros retificou hoje, informando que se tratava de um animal.

Dados “superfaturados”

O município de Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, registra o maior número de pessoas desaparecidas (41), mas a própria Defesa Civil municipal reconhece que pode haver excesso na contagem.

“Esse dado pode ser diferente, porque há famílias que informam o desaparecimento num primeiro, mas não vêm informar sobre o reaparecimento da pessoa. Por isso a gente apela para que essas pessoas venham até a Defesa Civil municipal e digam se esses desaparecidos foram encontrados”, disse o coordenador da Defesa Civil, Ivaldo Silva.

Segundo a Defesa Civil Estadual, as enchentes em Alagoas deixaram 37 mortos, enquanto em Pernambuco foram registradas 20 mortes. Ao todo, mais de 150 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas nos dois Estados.

Matéria retirada de: http://noticias.uol.com.br/especiais/enchentes-no-nordeste/

Nenhum comentário: