29 julho, 2008

Cada vez mais crianças entram no mundo das drogas

Pesquisa realizada em 2001 já indicava que
crianças entram no tráfico de drogas a partir dos 8 anos no Rio


As crianças que trabalham no tráfico de drogas no Rio de Janeiro entram na atividade a partir dos 8 anos. De acordo com a pesquisa "O Emprego de Crianças e Adolescentes no Tráfico de Drogas na Cidade do RJ", 2,5% dos jovens entrevistados começaram a trabalhar no tráfico com esta idade e 5% disse ter começado aos 9 anos.

A pesquisa aponta ainda que 67,5% dos adolescentes até 18 anos que foram entrevistados entraram para o tráfico de drogas até os 13 anos de idade. Entre os jovens que trabalham no narcotráfico, 55% têm menos de quatro anos de estudo, portanto, abaixo da média brasileira que é de 6,4 anos.

Qualquer semelhança NÃO é mera coincidência



De acordo com o estudo, 90% dos jovens que trabalham no narcotráfico consome maconha. Em segundo lugar no consumo aparece o haxixe, com 25%. A identidade com os traficantes é o principal fator de ingresso na atividade entre as crianças até 12 anos, seguido pela busca de "adrenalina"e pelo desejo de poder (consumo de bens, dinheiro, prestígio).

Entre os jovens acima dessa idade, o fator principal é a busca de poder, seguido da "adrenalina".

Os jovens que trabalham no tráfico responderam ainda que a condição principal para a contratação de menores de idade é o fato deles serem inimputáveis legalmente.

A pesquisa foi desenvolvida pelo IETS (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade) sob encomenda da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Íntegra da matéria em:
http://www.sindicatomercosul.com.br/noticia02.asp?noticia=3498

Nenhum comentário: