25 julho, 2008

Ásia - tsunami de 2004

Olá pessoal do 9º ano Gabriel Arcanjo, aí vai um texto com informações sobre a tsunami que ocorreu no sudeste asiático. Na aula sobre essa região retomaremos o assunto.





O Terremoto do Índico de 2004 ocorreu a 26 de Dezembro, cerca das oito da manhã (hora local). O terremoto teve epicentro no mar (devendo por isso ser designado como Maremoto) a oeste da ilha de Sumatra no Oceano Índico.
O abalo teve magnitude sísmica estimada primeiramente em 8,9 na Escala de Richter, posteriormente elevada para 9,0, sendo o sismo mais violento registado desde 1960 e um dos cinco maiores dos últimos cem anos. Ao tremor de terra seguiu-se um tsunami de cerca de dez metros de altura que devastou as zonas costeiras (veja animação em link no final da postagem).
O Tsunami atravessou o Oceano Índico e provocou destruição nas zonas costeiras da África oriental, nomeadamente na Tanzânia, Somália e Quénia.
O número de vítimas, que era de aproximadamente 150.000, elevou-se para 220.000 quando o governo da Indonésia suspendeu as buscas por 70.000 desaparecidos e os incluiu no saldo de vítimas fatais do desastre.
O Terremoto alterou em 2,5cm a posição do Pólo Norte. Este movimento sugere uma tendência sísmica já verificada em terremotos anteriores.
O sismo também afectou a forma da Terra. A forma da Terra (aplanada nos pólos e com maior diâmetro sobre o equador), variou uma parte em 10 milhões, tornando a Terra mais redonda.
No entanto, todas as mudanças são muito pequenas para serem percebidas sem instrumentos.
O terremoto diminuiu ainda o comprimento dos dias, em 2,68 microssegundos, pelo que a Terra gira um pouco mais rápido do que o fazia antes.

Ameaças Futuras
Em 2001, cientistas previram que uma futura erupção do instável vulcão Cumbre Vieja em La Palma (uma ilha das Ilhas Canárias) poderia causar um imenso deslizamento de terra para dentro do mar. Nesse potencial deslizamento de terra, a metade oeste da ilha (pesando provavelmente 500 bilhões de toneladas) iria catastroficamente deslizar para dentro do oceano.
Esse deslizamento causaria uma megatsunami de cem metros que devastaria a costa da África noroeste, com uma tsunami de trinta a cinqüenta metros alcançando a costa leste da América do Norte muitas horas depois, causando devastação costeira em massa e a morte de prováveis milhões de pessoas.
Especula-se também acerca da possibilidade de tal cataclisma atingir a costa norte brasileira,fato que desperta a preocupação de algumas autoridades,tendo em vista a inexistência de qualquer mecanismo de prevenção de tsunamis no Brasil.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunami



Notícia relacionada:
Maremoto na Ásia moveu continente europeu em:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI454444-EI238,00.html
Animação em flash da tsunami na Ásia em:
http://www.terra.com.br/noticias/flash/asia/pop.htm

Nenhum comentário: