11 novembro, 2009

Vazamento de Urânio na Bahia

Vazamento de urânio não apresenta riscos

11/11/2009 - 19h37m

redacao@portalibahia.com.br

Técnicos das indústrias nucleares do Brasil, estatal responsável pela extração de urânio em uma mina de Caetité, no sudoeste do estado, garantiram nesta quarta-feira (11) que o vazamento que ocorreu durante a extração do minério não representa perigo a população.

Segundo a empresa, o composto que vazou não é radioativo e o problema já teria sido resolvido. Mas a garantia não trouxe tranquilidade para quem vive em Caetité.

A notícia do possível vazamento de urânio assustou quem vive em povoados próximos da mina de exploração do minério e usa a água dos poços artesianos.

O alerta foi dado pela Organização Não-Ggovernamental Greenpeace, que afirmou ter recebido de moradores da cidade informações sobre um vazamento de 30 mil litros de concentrado de urânio, um composto radioativo.

Em 2008, um relatório da mesma organização levantou a suspeita de que parte da água da região estaria com níveis de urânio acima dos recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

O minério produzido aqui passa por diversos processos químicos na Europa e no Canadá, onde se transforma no combustível que abastece as Usinas Nucleares de Angra 1 e 2.

Segundo a Gerência da INB (Indústrias Nucleares do Brasil), empresa responsável pela extração do urânio, o vazamento não teria acontecido aqui na mina, mas na área industrial da empresa.


FONTE: http://ibahia.globo.com/

Nenhum comentário: