06 junho, 2009

Cuba: de volta a OEA

OEA readmite Cuba no grupo, após 47 anos de expulsão

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou por consenso na quarta-feira (03/06) a readmissão de Cuba no grupo, revogando a expulsão da ilha comunista realizada em 1962 por pressão dos Estados Unidos, no cenário da Guerra Fria.

Os chanceleres do grupo de trabalho instituído para debater a questão cubana apresentaram a proposta de readmitir Cuba na OEA à chanceler hondurenha, Patrícia Rodas, que preside a 39ª Assembleia Geral da organização. Em seguida, a proposta foi ratificada por aclamação pelos países presentes.

A decisão de hoje estabelece um mecanismo para que Cuba seja reincorporada caso manifeste vontade, explicou um diplomata entrevistado pela agência AP. Contudo, Havana já declarou em repetidas ocasiões não ter interesse em retornar ao que chama de "instrumento dos Estados Unidos".

O ex-presidente cubano Fidel Castro escreveu no jornal oficial cubano de hoje que a OEA não deveria existir e que "abriu as portas ao cavalo de troia [dos Estados]", cujo objetivo seria destruir a América Latina.

FONTE: http://noticias.uol.com.br/


Leia também:
Revogação da suspensão de Cuba à OEA

Nenhum comentário: