11 março, 2009

Crise econômica mundial: bola jogada para o G-20

Obama quer esforço coordenado do G-20 ante a crise

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou durante uma entrevista coletiva que o governo americano vai buscar uma ação coordenada entre os países do G-20 para ressuscitar o crescimento da economia mundial e para elaborar uma nova estrutura regulatória financeira.

Segundo ele, os EUA terão dois objetivos durante a cúpula do G-20, agendada para 2 de abril em Londres. "O primeiro é garantir que haja um esforço coordenado em todo o mundo para estimular a economia", disse Obama. "O segundo objetivo é assegurar que estamos avançando com as propostas de uma reforma regulatória para evitar estes riscos sistêmicos e o potencial de uma nova crise como esta no futuro."

Obama sugeriu que a reforma regulatória possuirá uma abrangência internacional. "Isto não é uma coisa que pretendemos realizar apenas domesticamente, precisamos nos certificar de que estamos coordenados com os demais países do G-20".


Mais em:
http://br.noticias.yahoo.com

A Rússia...
Quer cúpula do G20 com foco na crise e não em outros temas

A Rússia se opõe a tentativas de alguns países do G20 de adicionar temas como mudanças climáticas à agenda da cúpula marcada para abril, em Londres, e quer que a reunião tenha como foco a crise financeira, disse neste sábado uma autoridade do Ministério das Finanças russo.

O representante da Rússia no G8 e no G20, Andrei Bokarev, disse num encontro de ministros das Finanças do G7 em Roma que a Grã-Bretanha, atualmente na presidência do G20, está tentando encaixar a questão das mudanças climáticas na agenda da cúpula de Londres, mas a maioria dos países membros do G20 se opõe a isso.

"A maioria dos países, tanto desenvolvidos como em desenvolvimento, não apoia essa ideia. Ela não estava contemplada na declaração de novembro do G20 (em Washington)", disse Bokarev à Reuters. "Não corresponde ao formato anticrise da cúpula."


Mais em: http://portalexame.abril.com.br/agencias/reuters/

Nenhum comentário: