27 março, 2009

Caça ao tesouro

Rússia quer criar força militar especial para o Ártico

A Rússia planeja criar uma força militar dedicada a proteger seus interesses na disputada região do Ártico, aponta um documento do Conselho de Segurança presidencial do país. O texto prevê a criação de um grupo especial de forças paramilitares. O texto foi firmado em setembro pelo presidente russo, Dmitry Medvedev. As estratégias vieram a público em reportagens da imprensa local hoje. O documento do Kremlin é liberado em um momento em que Rússia, Estados Unidos, Canadá e outros países tentam garantir controle sobre o Ártico. Acredita-se que 25% do petróleo e do gás não descobertos do mundo estejam nessa área.

A disputa surge em meio às crescentes provas de que o aquecimento global está derretendo o gelo polar, abrindo novas rotas e possibilitando a exploração de recursos naturais. O documento do Kremlin foi divulgado no site do Conselho de Segurança do governo. Ele pede que sejam fortalecidas as forças de guarda da fronteira na região e que seja modernizado o equipamento.

Segundo o documento, a Rússia encerrará em 2011 seus estudos geológicos para provar suas intenções sobre recursos do Ártico. Nos quatro anos posteriores, o governo russo pretende conseguir reconhecimento internacional dessa zona e então começar a explorá-la. Moscou já enviou um pedido sobre a área em 2001 para as Organização das Nações Unidas (ONU). Porém naquela ocasião ele foi rejeitado por falta de provas.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com

Daqui a pouco vão ajudar a derreter o resto do gelo polar pra ver se dá pra explorar mais rápido...



Nenhum comentário: