23 março, 2009

Conflitos pelo mundo

Morte na Caxemira

Cinco supostos rebeldes e quatro soldados morreram em confrontos em uma região de florestas da Caxemira indiana, informou o Exército local. Com as mortes de hoje, subiu para 19 o total de vítimas nos quatro dias de batalhas entre os rebeldes e as tropas oficiais. O coronel K. S. Brar disse que os confrontos começaram na sexta-feira, quando uma força combinada do Exército indiano e a polícia começaram a confrontar militantes na área de Shamsbari.

As autoridades receberam uma denúncia de que militantes se escondem na área, a 120 quilômetros ao norte da principal cidade da Caxemira indiana, Srinagar. Brar afirmou que os confrontos prosseguem na região.

Ainda hoje na Índia, Mohammed Ajmal Kassab, o único atirador acusado pelos ataques terroristas em Mumbai, no final do ano passado, afirmou a um tribunal do país que ele aceita em ter um advogado designado pelo governo e que é cidadão paquistanês. O juiz M. L. Tahiliyani pediu a Kassab que se identificasse e perguntou a ele de onde era. Kassab respondeu que é natural de Faridkot, na província do Punjab, Paquistão.

Mais em: http://br.noticias.yahoo.com/s/23032009/25/mundo-mortos-na-caxemira-indiana-chegam.html

Morto comandante do Taleban
Seg, 23 Mar, 05h23

A Organização do Tratado ao Atlântico Norte (Otan) anunciou hoje a morte de um graduado comandante do Taleban e de nove militantes no sul do Afeganistão, um duro golpe contra o grupo militante em sua área central, para onde os Estados Unidos planejam enviar milhares de tropas adicionais para enfrentar a violência. Cerca de 12 soldados de forças afegãs e da coalizão foram mortos no sul do país nos últimos dias, dentre eles oito policiais afegãos que foram atacados hoje por integrantes do Taleban na Província de Kandahar.

Forças lideradas pelos EUA derrubaram o governo Taleban em 2001, mas muitos dos militantes fugiram para o Paquistão, de onde têm lançado ataques no território do Afeganistão junto com a Al-Qaeda. O presidente norte-americano, Barack Obama, já prometeu enviar uma força adicional de 17 mil homens para o Afeganistão este ano e trabalha com sua equipe para revisar a estratégia norte-americana com a expectativa de melhorar a segurança e a estabilidade no país asiático.

Mais em: http://br.noticias.yahoo.com/s/23032009/25/mundo-otan-anuncia-morte-comandante-taleban.html

Nenhum comentário: