13 agosto, 2009

Os jovens e o SMS

Jovens que enviam muito SMS são rápidos mas não precisos, diz estudo

Previsor de texto faz adolescentes pensarem menos

Por Stella Dauer

Para escrever mais rápido um SMS , muitos recorrem ao recurso de previsão de texto, o famoso T9, que adivinha as palavras mais utilizadas pelo remetente. Mas isso pode ser um problema para os jovens. Um estudo mostrou que eles estão ficando mais preguiçosos e confusos por causa do recurso.

O T9 (texto em 9 teclas) é uma tecnologia que usa a sequência de teclas pressionadas para prever as possíveis palavras que seriam de interesse do usuário, contornando o problema do agrupamento de letras numa mesma tecla, comum em celulares.

Segundo o site Telegraph o professor Michael Abramson da Universidade Monash, na Austrália, levou a cabo um estudo que mostrou que os jovens estão se tornando cada vez mais impulsivos e impacientes por causa do celular e das mensagens de texto e, em especial, ao recurso T9.

Abramson submeteu alguns jovens com idades entre 11 a 14 anos ao teste Stroop, no qual são apresentadas palavras com nomes de cores, mas com as cores erradas. Aqueles que utilizam muito o celular para enviar mensagens responderam mais rapidamente às questões, mas com bem menos precisão do que os outros que não usam muito o telefone, noticiou o site The Inquirer .

Mas a pesquisa do professor Abramson vai mais além. Esses testes fazem parte de um estudo que tenta provar a influência maligna do campo eletromagnético dos celulares no corpo dos jovens.

Se levarmos em conta o perigo da radiação, usar mensagens de texto em vez de uma conversação por voz pode ser até benéfico. Ao digitar, os adolescentes mantêm o aparelho mais longe do que se o utilizassem para fazer ligações, ficando menos sujeitos à radiação. O professor explica: “Não achamos que os celulares estão fritando os cérebros deles”. Todavia, o “atalho mental” do T9 pode, segundo Abramson, induzir os jovens a esperar que o ambiente resolva sozinho os problemas para eles. “Se você está acostumado digitar algumas letras que se transformam na palavra que você quer, você espera que à sua volta [o mundo] se comporte também dessa maneira” (Isso já é visível!)

www.geek.com.br

Retirado de: http://br.tecnologia.yahoo.com/

Um comentário:

Fernanda disse...

depois de ler o texto,notei quanta verdade.
vou parar de usar o t9.