11 julho, 2009

De onde veio o SPAM

Imagem retirada de: anavictorazzi.wordpress.com/

O que é SPAM?
Por Camila Porto de Camargo
segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Spam é o nome dado para as mensagens eletrônicas, e-mails, recados no orkut ou mensagens no celular, que são enviadas aos usuários sem o seu consentimento. Em outras palavras, spam é um lixo eletrônico, utilizado principalmente para fazer propagandas e em casos mais graves, enviar pornografia, vírus ou pior ainda, roubar suas informações de sua conta corrente, por exemplo.

Quem usa a Internet com freqüência concorda que ela traz muitos benefícios. A possibilidade de ter contato com pessoas de todo o mundo é apenas uma das grandes vantagens oferecidas pela Rede Mundial de Computadores. Apesar de tantas conveniências, muitos problemas podem decorrer devido ao mau uso desta importante ferramenta e o spam é um deles.

Há algumas hipóteses acerca da origem do termo spam. A mais popular é que o termo seja a abreviatura de SPiced hAM, um presunto enlatado muito comum nos EUA e Inglaterra. Este tipo de comida era considerado de baixa qualidade, desta forma na década de 70 um grupo de comediantes chamado Monty Python fez um esquete satirizando a duvidosa qualidade do presunto. O esquete se passa em um restaurante, que serve grandes quantidades de SPAM em todos os pratos, mesmo contra a vontade dos fregueses. A partir de então, spam virou sinônimo de tudo que é enviado em grande quantidade e sem o consentimento do destinatário.

Quem envia essas mensagens em massa recebe o nome de spammer. Mas você deve estar se perguntando: “Como eles conseguem meu e-mail? Na maioria dos casos, os spammers conseguem seu endereço através de programas que rastreiam a web atrás de tudo que vem depois do símbolo @ (arroba). Este tipo de mensagem causa muitos prejuízos e algumas fontes chegam a mencionar cifras bilionárias ao contabilizar os gastos com esta praga eletrônica.

FONTE: http://www.baixaki.com.br/

Para evitar cair nas garras do spammers, veja algumas dicas:

1° Nunca responda spams, se você fizer isso estará apenas confirmando a existência do seu e-mail, desta forma será alvo certo de lixo eletrônico.

2° Se você costuma se cadastrar em serviços online, evite cadastrar seu e-mail pessoal, crie uma conta alternativa só para este tipo de acesso.

3° Não clique em nenhum link enviado pelos spammers. Tome cuidado com principalmente com mensagens do tipo: “Seu CPF está bloqueado, clique aqui para regularizar sua situação”, ou ainda, “Fulano enviou um cartão para você, clique aqui para ler o seu cartão”. Eles usam esta tática para enviar vírus aos usuários, spywares ou pior, roubarem seus dados financeiros ou pessoais.

4° Preserve seu e-mail. Evite fornecê-lo em chats ou sites suspeitos, pois em sua grande maioria são uma armadilha para obter e-mails de possíveis alvos de spams.

5° Use “Cópia Oculta” ao enviar e-mails a muitos contatos. Esta é uma maneira de evitar que seu e-mail circule pela rede caso seu destinatário encaminhe a mensagem que você enviou.

6° Utilize um bom programa anti-spam, isso diminuirá a quantidade de lixo na sua caixa de e-mails e a probabilidade de ser pego desprevenido.

7° Como os spammers rastreiam tudo o que é escrito depois do símbolo @, alguns truques podem ajudar a tornar mais difícil a captura do seu endereço eletrônico. Você pode, por exemplo, escrever seu e-mail por extenso, seuemailarrobagmailpontocom, ou ainda colocar uma imagem com o endereço ao invés de texto.

Há mais dicas para evitar cair no conto do spam, porém a mais importante é: desconfie de tudo. Infelizmente, a Internet é um prato cheio para pessoas mal-intencionadas, portanto você não ganhará nenhum prêmio milionário se clicar em algum link. O máximo que você pode conseguir é um enorme prejuízo e uma bela dor de cabeça.

Nenhum comentário: