04 novembro, 2008

Eleições norte-americanas: o grande dia.

Dia 04 de novembro de 2008 , o dia em que os EUA pode colocar na sua história o primeiro presidente negro.

Estados Unidos realizam eleição que deve ter presença maciça de eleitores

Ter, 04 Nov, 08h21


Washington, 4 nov (EFE).- Os Estados Unidos votam hoje em uma jornada eleitoral na qual se prevê uma presença às urnas em massa, e na qual o candidato democrata Barack Obama pode se tornar o primeiro presidente negro do país.

Após uma campanha que a sociedade americana viveu mais intensamente que nunca, as últimas pesquisas prevêem a vitória de Obama sobre seu oponente republicano John McCain, com uma diferença de 10 pontos percentuais entre ambos - 53 a 43.

Mais de 130 milhões de eleitores, um número recorde, comparecerão hoje às urnas para participarem de eleições de âmbito federal, estadual e local, prevêem os analistas.

Existe a previsão da participação de muitos eleitores principiantes, sobretudo negros e hispânicos.

Eles elegerão não apenas o presidente do país, um terço dos cem membros do Senado e os 435 representantes da Câmara baixa, mas também as assembléias de muitos estados, vereadores, juízes, chefes de Polícia e outros cargos locais e estaduais, por sua vez se pronunciarão em dezenas de referendos.

A inovadora candidatura presidencial de um homem negro, o democrata Barack Obama, contribuiu para impulsionar a inscrição de novos eleitores, tanto os que querem ajudar a levá-lo à Casa Branca como os que o rejeitam.

O censo eleitoral calcula uma participação de cerca de 153 milhões, quase 75% das aproximadamente 200 milhões de pessoas com direito a voto, e espera-se que o nível de participação alcance dois terços.

Nas últimas convocações presidenciais a participação ficou entre 50% e 55%.

Notícia na íntegra:

http://br.noticias.yahoo.com/

Nenhum comentário: