21 novembro, 2008

Agricultura orgânica X Agricultura convencional


Sua salada depois de dez dias

Muito se fala sobre a maior qualidade nutricional dos alimentos orgânicos em comparação aos cultivados com agrotóxicos. A foto ao lado dá uma idéia do porquê. As fotos que foram feitas dos produtos registraram a fase de decomposição de alimentos orgânicos e os chamados “convencionais”, que receberam agrotóxico. Elas foram tiradas cerca de dez dias depois de os vegetais terem sido envasados para um estudo do Centro de Pesquisa da Fundação Mokiti Okada.

Segundo Fernando Augusto de Souza, coordenador geral do centro de pesquisa, o estudo mostra como os agrotóxicos alteram a estrutura celular dos vegetais, acelerando a sua decomposição em comparação aos orgânicos.

“A foto demonstra como a parede celular, que compõe a planta, é mesmo mais consistente nos produtos orgânicos, que resistem mais tempo. Quando o vegetal cresce com produtos químicos em sua estrutura, a parede celular fica mais frágil e ele resiste menos à ação de fungos e bactérias”, explica Fernando Augusto.

De acordo com Fernando, a rapidez na decomposição dos vegetais convencionais mostra também que há menor quantidade de antioxidantes neles. Esses antioxidantes protegem as plantas dos processos de decomposição. Para os humanos, a ingestão da substância pode ajudar na prevenção de doenças como câncer e Mal de Alzheimer.

FONTE: blogdoplaneta.com/colunaepoca/2007/10/03/

Nenhum comentário: